A visita teve o seu início no centro da cidade no Museu Arte Nova, onde fomos recebidos por duas excelentes guias que nos acompanharam não só no interior deste museu, como nos levaram a apreciar o conjunto de edifícios de Arte Nova que realçam pelas suas fachadas, pelos seus ornamentos com ferro forjado e pedra lavrada, painéis de azulejo, colunas decoradas...
Museu de Arte Nova |
Roteiro das Fachadas |
Em Portugal, surgiu tardiamente e deu-se durante muito pouco tempo, tendo sido aplicada em prédios da burguesia urbana, em palacetes, pequenos espaços comerciais, etc.
Ainda de manhã, visitámos o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, onde conhecemos os métodos de produção artesanal do sal, assim como a paisagem, a fauna e a flora características da Ria de Aveiro.
A visita pelas salinas proporcionou a observação de algumas plantas e aves que têm o seu habitat no ecossistema lagunar.
Após o almoço, seguiu-se um passeio de moliceiro com degustação de ovos moles e espumante.
Após a viagem de moliceiro, fomos visitar a fábrica e museu da Vista Alegre.
Antes da visita ao museu, fomos convidados a entrar na Capela da Vista Alegre.
De seguida, seguimos para o Museu...
Ficámos a conhecer a história da fundação da fábrica da porcelana da Vista Alegre, da qual realço ter sido a primeira unidade industrial dedicada à produção de porcelana em Portugal. Através da história da fábrica, acompanhámos a evolução estética da produção da porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX.
Uma outra curiosidade: o corpo de Bombeiros Privativo da Vista Alegre, criado em 1 de outubro de 1880, é o mais antigo corpo privado do país. No Museu da Vista Alegre encontram-se alguns objetos e equipamentos históricos centenários de combate às chamas.
Datado de 1944, a creche da Vista Alegre acolhia e cuidava dos filhos dos trabalhadores, tendo sido um importante apoio social para a comunidade. Atualmente, este edifício foi reconvertido em extensão educativa do Museu Vista Alegre com uma programação cultural que promove a ligação entre a fábrica e os seus visitantes criando oportunidades de aprendizagem.
No final da visita, uma passagem pela loja...
...e era hora de apanharmos de novo o autocarro...
O nosso próximo destino era a Costa Nova...
A Costa Nova é um espaço entre a ria e o mar, em que as suas casas típicas dão um colorido único à paisagem.
E assim terminou mais uma visita cultural...
Sem comentários:
Enviar um comentário