1.10.18

A ação da biblioteca escolar em 2018-2019


Estamos de regresso às aulas...são momentos de encontros, de partilha, de reflexão, de opções...
De facto, na atual sociedade do conhecimento, há que repensar estratégias para que consigamos fazer leitores na era digital. A este propósito, somos da mesma opinião de Helena Araújo (2016:1)
"As bibliotecas escolares preocupam-se com as aprendizagens, com o apoio ao currículo, com as múltiplas literacias que têm de desenvolver nos alunos, com os processos inerentes à gestão e à avaliação, com a estratégia e o marketing, com as novas tecnologias e a necessidade de se manterem atualizadas. Mas, apesar de todas as responsabilidades que caem sobre as bibliotecas escolares, a maior de todas ainda continua a ser a de fazer leitores. Fazer leitores fluentes, críticos, interventivos, capazes de ler em vários suportes e vários formatos".
Na receção aos alunos do 5º ano, a biblioteca dinamizou sessões de formação de utilizadores da biblioteca. Estas sessões eram constituídas por duas partes: visita guiada à biblioteca e bibliopaper.
Visita guiada

Bibliopaper

Bibliopaper

Foi o primeiro contacto com a biblioteca, os seus profissionais, os seus serviços e as suas obras...
Outras iniciativas se seguirão a fim de que os alunos do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano sejam leitores mais eficientes em qualquer tipo de suporte.

Araújo, H. (2016). O texto e a literatura literária na biblioteca escolar: fundamentos, estratégias e atividades. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário