O projeto "Porcelanas de lá e de cá" ligou a leitura do livro Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, à pesquisa sobre a cultura cerâmica no Oriente e em Portugal, seguida da organização e uso da informação recolhida. Em paralelo com esta investigação documental, foi feita a visita de estudo referida.
No Museu do Oriente visitaram a exposição "Ópera Chinesa".
A visita foi guiada pelo Doutor António Eduardo Barrento, coordenador do Departamento de Estudos Orientais da Faculdade de Letras, a quem agradecemos toda a disponibilidade para nos acompanhar e connosco partilhar os seus saberes que tanto cativaram os alunos.
Ficámos a saber que na ópera chinesa, as personagens tipificam grupos ou classes sociais. Assim, os trajes, a maquilhagem e acessórios como perucas, barbas e toucados são essenciais para identificar as personagens assim que entram em palco.
Quanto às personagens masculinas (sheng) subdividem-se em homens idosos, jovens e guerreiros; as personagens femininas (dan) em mulher idosa, mulher virtuosa, cortesã ou criada, guerreira e jovem de famílias distintas e há também os palhaços (chou) e os rostos pintados (jing).
Além da Ópera Chinesa, puderam apreciar algumas porcelanas orientais...
No Museu de Arte Antiga viram, entre as várias galerias de exposições, os Painéis de São Vicente...
... o retrato de D. João I...
Sem comentários:
Enviar um comentário