27.10.19

Concurso Nacional de Leitura (CNL) - Fase Escola



O PNL2027 articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.
Segundo o Regulamento do Concurso, "o objetivo principal do CNL é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura".
De acordo com o regulamento , o primeiro momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos que aderirem a esta iniciativa.
No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano todos os estabelecimentos aderiram à iniciativa.
Quanto às obras selecionadas, são as seguintes.

1º Ciclo

Segundo a sinopse da Wook, esta obra é "a história de uma menina - a Beatriz - que todos os dias vê diante da sua janela um enorme plátano, de tronco grosso e copa farta. Para Beatriz, aquela árvore fazia parte da sua vida, tal como um bom amigo. Ora, certo dia, as autoridades decidem deitar o plátano abaixo, a pretexto de árvore tão antiga não se enquadrar na moderna paisagem que elas tinham planeado para a cidade. E é a determinação da Beatriz em defesa do seu velho amigo que acaba por dissuadir as ditas autoridades de levarem a cabo o seu plano". 


Se queres ler um pouco da obra, clica na imagem

2º Ciclo

Se queres ler um excerto da obra, clica na imagem
A outra obra para o 2º Ciclo é Contos, de Oscar Wilde. Desta obra, selecionámos o conto "O Príncipe Feliz". 









3º Ciclo






Se queres conhecer o início desta obra, clica na imagem

Os alunos interessados em concorrer, devem transmitir essa informação ao respetivo professor de Português. Após esse primeiro passo, devem ler as obras selecionadas para o seu ano de escolaridade.
A prova é constituída por vinte perguntas (dez perguntas sobre cada obra) de escolha múltipla e duas de opinião/cultura geral sobre as obras/escritores lidos. As duas perguntas de opinião/cultura geral só contarão para desempate.
Quanto à data da prova será na primeira semana de janeiro.


1 comentário: