18.10.19

Maratona Fotográfica


"Maratona Fotográfica" é um desafio proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais, abaixo indicadas no Regulamento. O desafio será fotografar o património religioso, mas também um encontro entre agentes educativos e gerações.

Regulamento

1º Organização:
O evento é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo e Concelhos de Entroncamento e Torres Novas (Rede intermunicipal de Bibliotecas do Médio Tejo) pelo Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo.
2º Objetivos:
A Maratona fotográfica, Fotografar o nosso Património Religioso, objeto do presente normativo (adiante designado por “Maratona”) tem como principais objetivos valorizar e promover o património religioso local; fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes e o estabelecimento de parcerias de âmbito municipal, intermunicipal e europeu.
3º Participantes:
A participação na Maratona está aberta a todos os cidadãos que aceitem as presentes normas, pessoas singulares sem limite de idade, com exceção dos membros das empresas e instituições associadas ao evento e seus familiares diretos. Os membros do júri e da comissão organizadora do concurso estão impedidos de concorrer.
Os dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão usados para qualquer outro fim que não este evento e respetiva divulgação do mesmo.
A violação de qualquer norma deste regulamento implicará a exclusão imediata do participante.
4º Data do evento:
A Maratona realizar-se-á de 13 a 14 de dezembro de 2019, sexta feira a sábado. Com início às 13h00 de sexta-feira, dia 13 de dezembro, e final às 12h59 de dia 14 de dezembro. 

5º Duração e Percurso:

A Maratona terá a duração de 24 horas, tendo obrigatoriamente as fotos apresentadas a concurso de conter no EXIF a data destes dias.
Não existe percurso definido para os participantes, cada um será livre de fazer o percurso que entender ou de se associar aos percursos promovidos pelos concelhos participantes neste evento.
6º Pontos de encontro e percursos:
Os pontos de encontro e percursos locais serão organizados e divulgados pelas Bibliotecas, Escolares e Municipais, concelho a concelho.
Os pontos de encontro e os percursos não implicarão deslocações ou situações que possam pôr em causa a integridade física do participante.
O participante assume integralmente a responsabilidade decorrente dos acidentes pessoais que possam ocorrer durante a sua participação na Maratona.
7º Inscrições:
Os interessados poderão proceder à respetiva inscrição a partir do dia 11 de outubro de 2019 até ao dia 15 de novembro de 2019, nas Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Municipais ou através do correio eletrónico marcasnahistoria@gmail.com através do preenchimento da respetiva ficha de inscrição, também disponível on-line aqui.
Os promotores não poderão ser responsabilizados por qualquer alteração de morada, de telefone ou do correio eletrónico do participante que não lhe tenha sido atempadamente comunicada e que impossibilite o contacto com o concorrente.
8º Material a utilizar pelos participantes:
Só serão aceites a concurso as imagens captadas através de máquinas fotográficas digitais ou outro aparelho que registe imagens (por exemplo telemóveis) desde que sejam entregues no seguinte suporte e definições:
- Digital, com uma resolução superior a 300DPI, tamanho A4 (210mm x 297mm), em formato JPEG.
Cada participante deverá apresentar a concurso uma única fotografia, a cores ou a preto e branco, acompanhada de um título e de uma frase alusiva ao tema, que identifique o local fotografado, com o máximo de 160 carateres.
As fotografias enviadas não podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor.
Os trabalhos a concurso deverão ser enviados pelos participantes até às 23h59min de dia 17 de dezembro para o endereço de correio eletrónico marcasnahistoria@gmail.com. Caso necessitem, os participantes poderão solicitar ajuda para o envio dos ficheiros junto das Bibliotecas Municipais ou Escolares.
Para homologação de resultados, a organização confirmará os dados de todos os ficheiros (EXIF), para aferir se não existem desvios às normas da Maratona.
Prémios:
Serão atribuídos prémios e diplomas ao primeiro, segundo e terceiro classificados, na fase concelhia, em cada um dos escalões:
1º Escalão: Alunos do 1.º e 2.º Ciclo

2º Escalão: Alunos do 3.º Ciclo e secundário

3º Escalão: Alunos universitários e adultos em geral

Na fase intermunicipal, será atribuído um prémio ao primeiro lugar, em cada um dos escalões e um diploma aos restantes participantes:
1º Escalão: Alunos do 1.º e 2.º Ciclo

2º Escalão: Alunos do 3.º Ciclo e secundário

3º Escalão: Alunos universitários e adultos em geral

O júri poderá ainda atribuir menções honrosas.

10º Júris:

As fotografias apresentadas por cada um dos participantes, devidamente inscritos, serão avaliadas por um júri concelhio composto pelo menos por três elementos, preferencialmente ligados à arte fotográfica e/ou agentes culturais do concelho. As fotos classificadas em primeiro lugar, em cada um dos escalões, transitarão à fase intermunicipal, onde serão avaliadas por um júri intermunicipal que será constituído por:
·         Fotógrafo profissional;
·         Editor de livros de fotografia;
·         Representante da Equipa Organizadora.

Os trabalhos a concurso serão classificados seguindo os seguintes parâmetros:
·         Qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição)
·         Composição (criatividade, perspetiva, centro de interesse, harmonia)
·         Mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade).

11º Divulgação dos vencedores:
A divulgação dos vencedores das diversas fases e escalões, assim como a entrega dos prémios, será feita no dia 23 de abril de 2020.
O evento constará da apresentação do livro com as fotos selecionadas desta Maratona e a inauguração da respetiva exposição. Em cada município estarão presentes representantes da entidade promotora e do júri do concurso.

12º Decisão do júri:

A decisão do júri não está sujeita a recurso em caso algum, sendo que o mesmo reserva-se o direito de não atribuir qualquer prémio no caso de os trabalhos apresentados não serem merecedores de distinção.

13º Direitos:

Os autores das fotografias concedem aos organizadores deste evento as faculdades de utilização, difusão, exibição e reprodução daquelas, para fins promocionais e culturais, devendo sempre incluir o nome do autor e o título da fotografia.
Os participantes no concurso garantem e responsabilizam-se perante a Organização deste evento pelo cumprimento das disposições relativas à propriedade intelectual e de direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução no quadro do concurso, não lesam nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

14º Casos omissos:

Os casos omissos não previstos neste regulamento são resolvidos pela Organização, não havendo dessa decisão possibilidade de recurso.

15º Aceitação de regulamento:

A inscrição na Maratona pressupõe a aceitação na íntegra e sem reservas das normas apresentadas.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário