4.7.21

"An Artist is Born": Manuel Cargaleiro

 Na disciplina de Oferta Complementar, a T6 da Escola Básica de São Domingos participou no projeto eTwinning "An Artist is Born" em articulação com os conteúdos curriculares desta disciplina. Neste projeto, participaram 15 professores , sendo 10 da Turquia, 3 do Azerbaijão, 1 da Geórgia e 1 de Portugal (T6 de São Domingos). Os objetivos do projeto eram melhorar a arte e a estética dos alunos e reconhecer o valor e a obra de alguns artistas plásticos.

Para se atingirem os objetivos, cada parceiro apresentou a sua proposta de artista a ser trabalhado. 

Atendendo à riqueza do património azulejar da cidade de Santarém, começámos por visitar o centro histórico de Santarém e o seu Museu Diocesano. Após essa visita, pesquisámos sobre artistas plásticos portugueses que se distinguiram na azulejaria e observámos algumas das suas obras.  Recolhemos vários nomes e fez-se a votação, sendo Manuel Cargaleiro o artista mais votado. 


Ao longo do ano, após análise das obras dos vários artistas, identificávamos as suas características e os alunos realizavam os seus próprios projetos inspirando-se na obra destes artistas. Após conclusão dos desafios artísticos, as suas criações eram divulgadas no TwinSpace do projeto eTwinning, nas redes sociais (blogue do projeto e da biblioteca escolar), assim como no portefólio digital da turma.

Apesar de termos trabalhado a maioria das propostas dos outros parceiros eTwinners, demos mais realce a Manuel Cargaleiro, trabalhando com diferentes materiais (tecido, papel, tintas, azulejos) e realizando uma visita de estudo ao Museu Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco. 

O último desafio foi a pintura de um azulejo, inspirando-se em Manuel Cargaleiro, para o qual tivemos a preciosa colaboração da professora Catarina Godinho, docente de Educação Visual na Escola Básica Alexandre Herculano.

 Reunimos neste infográfico as várias experiências dos alunos.


A última aula de Oferta Complementar foi para visitarmos o Museu Manuel Cargaleiro.


Chega, assim, ao fim um ano letivo repleto de desafios organizacionais e de convivência social. Contudo, em paralelo com o clima de incertezas e de desconfianças houve uma escola aberta ao futuro, tendo como pilares as riquezas do seu país e da sua comunidade educativa. 

Os meus parabéns aos alunos pela sua dedicação e superação de desafios artísticos, que nem sempre foram fáceis (eles que o digam, pois tiveram de passar por eles...). Espero que a disciplina de Oferta Complementar vos tenha desenvolvido a criatividade e o pensamento crítico.

O meu obrigada à professora Paula Santos que em articulação eficiente e eficaz contribuiu para o sucesso desta disciplina.

O meu obrigada à professora Catarina Godinho que me acompanha, nestes desafios, com as suas habilidades criativa, crítica e estética.

Bem Hajam

1 comentário: