Segundo o regulamento, os objetivos desta iniciativa são: valorizar e promover as tradições das comunidades locais, fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes e estabelecer parcerias de âmbito local e a nível europeu.
O concurso destina-se aos alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de escolas dos concelhos envolvidos e comunidade local. Os participantes concorrem por diferentes escalões, conforme a idade.
1º escalão - estudantes que completem 12 anos até 5 de abril de 2022.
2º escalão - estudantes que completem 18 anos até 5 de abril de 2022.
Serão considerados a concurso os trabalhos realizados sobre uma área específica das tradições (arquitetura; gastronomia; folclore; festas religiosas; cantares; ofícios tradicionais; trajes; jogos tradicionais; instrumentos e alfaias, entre outros).
Cada participante poderá concorrer apenas com uma única fotografia, inédita, da sua autoria, acompanhada de um título ou de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 carateres e que ilustre uma das áreas referidas anteriormente.
As imagens m suporte digital, a cores ou a preto e branco, deverão ser enviadas em formato JPEG, e captadas com uma resolução igual ou superior a 8Mpx. As fotografias enviadas não podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor.
Os trabalhos a concurso serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
- Qualidade técnica (iluminação, exposição, foco, edição);
- Composição (criatividade, perspetiva, centro de interesse, harmonia);
- Mensagem (estilo, contexto, expressão, narratividade).
Inscrição
A inscrição deve ser feita até ao dia 19 de novembro de 2021, através do questionário online que se segue.
Posteriormente, no dia 30 de novembro de 2021, será divulgada a lista dos concorrentes.