14.5.25

Maria Keil

 No âmbito do Projeto Cultural de Escola, o tema abordado na Disciplina de Projeto nas turmas do 4ºano foi "As Artes no início do século XX". Ao nível do 1º Ciclo, o subtema escolhido foi a Arte (Escultura/Pintura/Design). 

Na turma 6  da E.B. Mergulhão, da professora Carla Maia, a artista escolhida foi Maria Keil e hoje foi dia para apresentar, às restantes turmas da escola, a vida e obra desta artista.




"Na Disciplina de Projeto, a nossa turma pesquisou sobre o a artista Maria Keil. Para conseguirmos um trabalho com a qualidade que vos estamos a apresentar, seguimos o modelo de pesquisa BIG6, em que tivemos de cumprir seis etapas até chegar a este produto final.

A nossa pesquisa foi feita em livros ilustrados por Maria Keil e em Páginas Web.

Depois de observarmos e compreendermos as suas obras artísticas criámos as nossas obras de arte recorrendo a alguns materiais, como caixas, cartão, material de pintura, tesoura e cola.


Maria Pires da Silva nasceu em Silves no dia 9 de agosto de 1914. 

Em 1933 casa com o arquiteto Francisco Keil do Amaral e adota o apelido do marido, ficando Maria Pires da Silva Keil do Amaral.


Artisticamente ficou conhecida como Maria Keil. Ao longo da sua vida, explorou diversas áreas artísticas: pintura, ilustração, cerâmica e design. 

A artista faleceu no dia 10 de junho de 2012, em Lisboa, com 97 anos.


Maria Keil iniciou os seus estudos artísticos na Escola Industrial no Algarve. Posteriormente, frequentou o curso de pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa, mas não concluiu o curso.

Ao longo da sua carreira, trabalhou em diversas áreas o que contribuiu bastante para a sua formação como artista completa.

Também recebeu diversas bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, o que lhe permitiu entrar em contacto com diversas cidades europeias onde esteve: Londres, Paris, Bolonha, Praga e Varsóvia.

Maria Keil utiliza uma linguagem visual próxima da realidade e das pessoas. Os seus trabalhos transmitem alegria e energia, pelo uso intenso das cores.


O seu traço é caracterizado pela simplicidade e expressividade. As suas obras abordam temas como a infância, a natureza e a vida quotidiana.

Maria Keil realizou inúmeras encomendas para os organismos do Estado, colaborando na promoção do turismo, desenhando folhetos-guias e decorando pousadas.


Também foi da sua responsabilidade a decoração do Pavilhão Português da Exposição Internacional de Paris em 1937.

Com as suas ilustrações de livros infantis, contribuiu para a valorização da literatura infantil em Portugal.

Mais tarde, foi também autora dos painéis de azulejos que decoraram as primeiras estações de metro em Lisboa. Esta colaboração teve continuidade ao longo dos anos e são muitas as estações de metro com inovadoras composições gráficas, geométricas e abstratas.



Inspirados nas obras de Maria Keil, criámos as nossas obras que vos convidamos a apreciar. Espero que gostem.


















Pintámos este painel de azulejos inspirados neste quadro de Maria Keil.




Como recordação do nosso trabalho, temos um marcador de livros para vos oferecer".


Os nossos visitantes

T2 - Profª. Susana Caldeira


T3 - Profª Ana Rita Cardoso


T4 - Profª Paula Pereira

T1 - Profª Ana Catarina Reis


T5 - Profª Conceição Rosa


Segue, também, o portefólio construído com o trabalho realizado pela turma ao longo do ano. 







4 comentários:

  1. Miguel Barreto14 maio, 2025

    Parabéns às Professoras e aos pequenos artistas!

    ResponderEliminar
  2. Luísa Duarte15 maio, 2025

    Excelente trabalho! Muitos parabéns, alunos e professores.

    ResponderEliminar
  3. Em nome de todos os participantes, o nosso obrigado :)

    ResponderEliminar
  4. Gorete Marques19 maio, 2025

    Muitos Parabéns! Está fantástico!

    ResponderEliminar