No passado dia 29 de outubro, tivemos a presença de Nuno Ramos Vieira, o autor do filme Dimensão S3, na Escola Básica Alexandre Herculano.
Após uma breve apresentação do autor, os alunos viram o filme, do qual deixamos aqui o trailer.
O filme aborda a temática da dependência dos ecrãs e na importância de alternativas externas que substituam a oferta digital.
A Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), parceira da iniciativa, "reconhece no filme um contributo valioso para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, onde se valoriza competências como o pensamento crítico. a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas, o empreendedorismo e a responsabilidade". (DGE)
De facto, é um filme que devia ser de "leitura obrigatória" seguido de uma reflexão pormenorizada sobre o mesmo, em contexto de sala de aula e familiar. A partir do filme, não são realçadas apenas as consequências da dependência dos ecrãs, há, igualmente, a consciencialização da importância de se promover o trabalho de projeto, da colaboração das entidades locais, do apoio da família e dos amigos para a resolução de problemas.
Na verdade, mostra-nos que os problemas resolvem-se mais facilmente se estivermos unidos e se cada um der o seu contributo para a resolução dos mesmos.
Divididos por três sessões, tiveram oportunidade de ver o filme as seguintes turmas: 5ºB, 6ºE, 6ºF, 6ºG, 7ºE, 7ºF, 8ºC, 9ºB e CEF. Atendendo à capacidade do auditório, não houve possibilidade de alargar a mais turmas.
No final do filme, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o seu autor...
...e com um elemento da banda Dimensão S, o baterista.
No final, algumas fotografias com o autor do filme.
À noite, o mesmo filme foi visto pelos pais e encarregados de educação que se inscreveram.
O nosso grande obrigado ao Nuno Vieira por nos ter proporcionado momentos ricos em aprendizagens significativas. Desejamos-lhe continuação de um excelente trabalho.






























Muito obrigado a todos! Foi muito rico e divertido. Sempre disponível, rumo à felicidade. abraços a todos. Nuno R Vieira
ResponderEliminarFilme muito interessante com um tema muito atual. Faz pensar...
ResponderEliminarBoas sugestões "implícitas" de passeios em família ou com amigos "longe" dos telemóveis/redes sociais/jogos!
Obrigada!
7ºE
ResponderEliminarEste filme é uma ferramenta poderosa para chegar aos nossos jovens, pois adequa a linguagem e as rotinas à realidade.
Grata a todos os intervenientes, no filme, nas escolas, nas famílias…
Acredito que todos juntos conseguiremos um mundo melhor para os nossos jovens, famílias e comunidades.
JI Anacoreta
G3
Foi extremamente enriquecedor, debatendo problemáticas atuais, que afetam os jovens, condicionando, em muitos casos, todo o processo, pelo qual batalhamos diariamente nas escolas, o de os moldar, no sentido de se tornarem cidadãos independentes e responsáveis.
ResponderEliminarO filme transmite uma ideia clara, de todo o potencial inerente, nas novas gerações, e de como deve ser explorado, combatendo malefícios que prejudicam, sobremaneira o desenvolvimento das crianças/adolescentes. E, nesse sentido, acredito que foi passada, uma importante mensagem, de que o futuro do nosso planeta se encontra em boas mãos.
Filme muito interessante, com uma temática atual e de extrema importância nos dias de hoje. A partilha de histórias dos personagens foi uma mais valia para ajudar na tomada de consciência dos jovens para os perigos desta adição das tecnologias e da perca das relações interpessoais. Agradeço a oportunidade dada, apenas lamento a reduzida presença de pais.
ResponderEliminarExcelente filme que deve ser visto por miúdos e graúdos. Debate um tema da atualidade das nossas crianças e que ajuda, tanto os pais, a estarem mais alerta com estas situações no quotidiano dos seus filhos e também saber como podemos ajudá-los. Para as crianças, a visualização deste filme, ajuda-os a tomarem consciência da sua dependência e a procurarem alternativas para esta dependência.
ResponderEliminar