17.5.15

Comemoração do Dia Internacional da Família: Conferência "Do prato para o cérebro"

A professora bibliotecária Risoleta Montez confidenciou que o desejo da equipa das bibliotecas escolares é que os alunos de sucesso ali presentes fizessem ainda mais sucesso.

 Daí ter lançado algumas perguntas:
 - Será que basta estudar mais?
- Como é possível melhorar a capacidade de leitura, escrita, raciocínio, memória e até o comportamento alterando simplesmente a alimentação?


Para responder a estas perguntas convidou-se a Dra. Sara Pinhão,  nutricionista formada na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto com experiência em nutrição clínica e junto da comunidade.


  "Do prato para o cérebro" foi o título dado à conferência.



Para responder à pergunta, a Dra. Sara  começou por mostrar quais eram os constituintes do cérebro.





Ora, sabendo que são esses os constituintes, a Dra. Sara referiu alguns conselhos importantes para que os nossos neurónios funcionem melhor.

Beber 1,5 l ou 8 copos de água por dia

Ingerir alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como, por exemplo, o salmão.
A ingestão destes alimentos melhora a inteligência emocional e o comportamento.

Ingerir gordura vegetal

Comer frutos e vegetais, pois são ricos em vitaminas e minerais

Precisamos de hidratos de carbono, pois são o combustível do cérebro

Para exemplificar o exposto, a Dra. Sara apresentou um estudo de caso, em que um aluno com reduzida capacidade de concentração conseguiu melhorar essa capacidade com reflexos positivos nos resultados escolares, após uma intervenção na sua alimentação.

No final da sessão, resumiu a sessão em dois diapositivos.



















 Ao longo de toda a exposição, miúdos e graúdos seguiram atentamente os conselhos da Dra. Sara Pinhão.



































Muito obrigada, Dra. Sara Pinhão! Graças ao seu elevado profissionalismo e excelente poder de comunicação, foi uma conferência fantástica. Muitos parabéns!




Para quem quiser seguir a Dra. Sara, aqui fica o seu endereço no facebook.

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