7.1.18

Olá!
Vamos ser jornalistas por um dia?

Olhar à nossa volta, levantar questões, falar com pessoas e entidades? Apurar o que está errado, descobrir o que está correto? Vamos ser cidadãos conscientes e ativos? Vamos lutar? O futuro depende de cada um e de todos nós! Pequenos gestos individuais, coordenados em grupo, com o apoio de entidades responsáveis, públicas e privadas... 

Podemos fazer a diferença!

 BD - Reportagem Especial (adaptações às alterações climáticas em Portugal)
Reportagem Especial
(podes fazer download gratuito deste livro de BD aqui)


Eis uma Banda Desenhada (BD) sobre as Alterações Climáticas em Portugal. Esta BD está mais indicada para os jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. São eles os jornalistas! Os assuntos abordados nesta BD estão mais adequados às disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, embora muitos sejam interdisciplinares.

Os textos desta BD foram escritos por Bruno Pinto. As ilustrações são de Penim Loureiro e Quico Nogueira. A narrativa flui com um ritmo envolvente, tratando de pessoas, locais e casos bem conhecidos dos portugueses. Estão lá cheias e secas, erosão costeira e fogos florestais, vagas de calor e doenças emergentes, entre outros fenómenos que constituem as alterações climáticas. PORTUGAL sofre há muito com estes problemas e a tendência é para aumentar a sua frequência e intensidade.


Alterações Climáticas em Portugal

Todos podemos encontrar nesta reportagem soluções para melhor nos adaptarmos às alterações climáticas, bem como para reduzir os seus efeitos e restaurar a natureza. Há que abraçar comportamentos humanos que respeitem o ambiente. Há que encontrar um RUMO SUSTENTÁVEL para este nosso planeta azul que é a casa de todos nós!


Esta BD é parte do Projeto ClimAdaPT.Local. Pretende elaborar estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas e a sua integração no planeamento municipal. Envolve dezenas de municípios participantes em Portugal Continental e Insular, que trocam experiências e trabalham em rede.

São várias as entidades que colaboram neste trabalho em equipa, por exemplo: 


 
Agência Portuguesa
do Ambiente

As alterações climáticas ocorrem à escala mundial e, por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu especialistas de todo o mundo para construírem um acordo global sobre ações individuais e institucionais para minimizar / inverter as alterações climáticas. Assim, a ONU vem apoiar e reforçar as iniciativas de Portugal nesta matéria. 

Convenção-Quadro das Nações Unidas
sobre as Mudanças Climáticas


Já estamos a caminho...

Sem comentários:

Enviar um comentário