3.6.18

Cerimónia de apresentação da APP "PAES"

Ao final da tarde do dia 18 de maio, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, foi apresentada a APP "PAES - Patronos dos Agrupamentos das Escolas de Santarém".


A APP foi construída tendo por base o trabalho de alunos e professores, nos vários Agrupamentos de Escolas do concelho de Santarém, promovido pelos professores bibliotecários. Quanto à conceção, realização e produção da APP esteve a cargo do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação IP Santarém. Em relação à divulgação e organização do evento, contámos com o apoio da Câmara Municipal de Santarém/Biblioteca Municipal.

Cartaz da autoria da CM de Santarém
O início da sessão foi marcado por alguns discursos de contextualização da atividade e de agradecimento às várias entidades envolvidas. Tomou a palavra a Senhora Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Filomena Rúbio; a Senhora Vereadora da Educação, Inês Barroso; a Senhora Diretora da Unidade Biblioteca do Instituto Politécnico de Santarém, Dina Rocha.

A apresentação da APP referente aos vários patronos foi da responsabilidade de cada Agrupamento de Escolas. Assim, a APP do Agrupamento Alexandre Herculano foi apresentada pela aluna Diana Barreto.



Esta apresentação foi complementada com uma pequena dramatização...
A entrada de "Alexandre Herculano"
"Alexandre Herculano" representado de forma fantástica pelo aluno Rafael Raimundo
"Boa tarde, ilustres concidadãos escalabitanos!


Certamente, já haveis percebido que tendes à vossa frente Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo."
(...)
"Com apenas 21 anos, participei na Revolta do Regimento 4 da infantaria de Lisboa contra o governo ditatorial de D. Miguel, o que me obrigou, após o fracasso desta Revolta, a refugiar-me num navio francês fundeado no Tejo e nele fui até Inglaterra. Posteriormente, fui para França (Rennes) e, de seguida, juntei-me ao exército liberal de D. Pedro IV, na Ilha Terceira, nos Açores".
(...)
"Passado à disponibilidade pelo próprio D. Pedro IV, por ele fui nomeado segundo bibliotecário da Biblioteca do Porto. Aí permaneci até ser convidado para dirigir a Revista Panorama, de Lisboa, uma revista de caráter artístico e científico patrocinada pela própria Rainha D. Maria II".
(...)

Com a referência às várias personalidades, o Rafael Raimundo foi ladeado por colegas que as caracterizaram...




De facto, foram várias as personalidades da época que se cruzaram na vida de Alexandre Herculano: António Feliciano de Castilho, Marquesa da Alorna, Almeida Garrett, Guerra Junqueiro...

Para a caracterização das várias personalidades da época, contámos com a preciosa colaboração da professora Ana Bettencourt a quem agradecemos todo o esforço para motivar os alunos para esta atividade extracurricular que os obrigou a alguma pesquisa e investimento pessoal.

"Alexandre Herculano" agradeceu a gentileza 
O nosso obrigada ao Rafael Raimundo pela entrega total a cada desafio que lhe apresentamos e aos seus pais pela sempre pronta disponibilidade para colaborar connosco.
O nosso obrigada à professora Ana Bettencourt e aos seus alunos, pela amabilidade e dedicação em mais um projeto da biblioteca!
O nosso obrigada à Diana pelo carinho com que recebeu mais um desafio da biblioteca.
O nosso agradecimento pelo empenho e carinho com que todos se envolveram! 
Estiveram excelentes!
No final, uma fotografia com a Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida da Franca, e a Senhora Vereadora da Educação, Inês Barroso.


Sem comentários:

Enviar um comentário