23.11.19

Oficina da Ilustração – Biblioteca Alexandre Herculano


DESAFIO: DESENHO LINEAR E DESENHO TONAL

Realizamos ESTUDOS para exploração das potencialidades plásticas de: mancha integral, linhas sobrepostas em diversos ângulos (hachures) e pontilhismo. Tudo à nossa volta pode ser representado através de MANCHAS / LINHAS / PONTOS
Por exemplo, observem o estudo que a Íris realizou:


Mais de um século depois, as obras do artista plástico Amadeo de Souza Cardoso são boa fonte de inspiração! Em 1912 realizou a série de obras La Forêt Merveilleuse, utilizando tinta-da-china e guache branco sobre papel, jogando com os contrastes P&B.


Nestas NATUREZAS MORTAS exploramos as potencialidades plásticas de: mancha integral, linhas sobrepostas em diversos ângulos (hachures) e pontilhismo. Aplicamos:
  • a mancha integral (através da colagem de cartolina preta recortada),
  • a escala de cinzentos dos lápis de grafite (Hs, HB, Bs),
  • os tons/valores das canetas de tinta-da-china (preto),
  • e ainda as cores surpresa (vermelho/laranja/amarelo)!
Observem com atenção: folhas secas, ramos, bolotas! Bom trabalho Dinis, Afonso, Madalena, Sofia! Aguardamos os trabalhos de outros artistas...












Oficina da Ilustração – Biblioteca Alexandre Herculano


DESAFIO: “TEMPESTADE DE IDEIAS” SOBRE ARTISTA & CONSTRUÇÃO DE MAPA SOBRE OS CAMINHOS DO ARTISTA

Viva!
Quem é um ARTISTA? Poderá nascer um ARTISTA em cada um de nós? Haverá um caminho que podemos seguir? Ou poderemos percorrer vários caminhos? À nossa disposição temos diversos materiais e técnicas… Que escolhas, que decisões, poderemos tomar? Como DESCOBRIR e/ou DESENVOLVER o artista que há em nós? A liberdade e a imaginação abrem-nos vários caminhos possíveis... Em grupo, partilhamos ideias. Depois, cada participante construiu o mapa sobre os percursos a seguir para crescer enquanto artista…

Ora vejam lá os caminhos de: Afonso, Dinis, Madalena, Joana, Mafalda, Sofia.










Oficina da Ilustração – Biblioteca Alexandre Herculano


DESAFIO: A LINHA E O PONTO


QUANDO A LINHA SE TRANSFORMA EM PONTO… Observem a obra O Circo, de Seurat, de 1891. Notem como o artista usou pontos para representar formas e cores…

Pontilhismo: desenhar com PONTOS – isolados ou concentrados, menores ou maiores, p&b ou cores, com formas diversas. Quem reconhece o motivo? Folhas!
OBJETIVOS: treinar a capacidade de observação; ensaiar outro modo de representação.

Os trabalhos do Dinis, da Madalena, do Afonso e da Sofia estão muito interessantes! Aguardamos os trabalhos de outros jovens artistas…






Oficina de Ilustração - Biblioteca Alexandre Herculano


VIVA! Qual é o desafio desta sessão?
DESAFIO: DESENHO LINEAR DE PURO CONTORNO
I. Cada artista observa o motivo e desenha os limites, sem levantar o lápis,
sem olhar para o papel e sem apagar. OBJETIVO: treinar a capacidade de observação;
II. Cada artista observa o motivo e desenha os limites, já sem olhar para o motivo e sem apagar. OBJETIVO: treinar a memória;
OBJETIVO comum: perder o medo de errar!
Quem reconhece os motivos? São: caixas, livros, garrafa, folhas.
Os trabalhos do Afonso, da Joana e da Matilde estão muito bem conseguidos!



A professora e artista plástica, 
Maria João Neves



17.11.19

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

No dia 20 de novembro de 1959 foi proclamada mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças. O objetivo da data é lembrar os direitos das crianças de todo o mundo.


11 de novembro - Dia de S. Martinho

O Dia de S. Martinho foi mais uma data comemorativa lembrada na decoração da biblioteca.




Entre castanhas, broas, romãs, dióspiros e frutos secos, temos alguns provérbios:
Verão de S. Martinho são três dias e um bocadinho.
Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
(...)

10.11.19

Biblioteca de Autores

A Página Web da Rede de Bibliotecas Escolares tem disponível uma lista de autores portugueses e estrangeiros para consulta de informação relevante.
Clique na imagem para aceder à página Web

9.11.19

Descobre o livro que mudará a tua vida

"Eu tive cancro dos 14 aos 24 anos e perdi uma perna, um pulmão e um pedaço de fígado, mas fiquei feliz", Albert Espinosa.
Albert Espinosa é escritor, roteirista, ator e diretor de cinema, mas acima de tudo é alguém capaz de partilhar uma mensagem esperançosa sobre o cancro infantil e juvenil...




Caso queira ouvir a versão integral...

7.11.19

Let's read stories in English?

A biblioteca da Escola Alexandre Herculano adquiriu alguns livros de contos em Inglês adequados às crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo.


















3.11.19

Newsletter setembro/outubro

A Newsletter "Trilhos de Leitura" apresenta as atividades dinamizadas pelas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.




2.11.19

"Pão, por Deus"

Um ano após o grande terramoto de 1755, e coincidindo esta data com o Dia de Todos os Santos, a população de Lisboa aproveitou a festividade religiosa para organizar um peditório, pois a fome e a miséria sentiam-se pela cidade. Dado o desespero, as pessoas pediam "Pão, por Deus".
Com o passar dos tempos, o "Pão, por Deus" sofreu algumas alterações e agora as crianças recebem dinheiro, rebuçados, broas, fruta da época....
Foi esta tradição que a Biblioteca quis relembrar...


Halloween na Biblioteca

Halloween, conhecido como Dia das Bruxas é uma celebração popular de culto dos mortos. Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenha tido a sua origem nos antigos festivais celtas chamados Samhaim que marcavam a chegada do inverno. Os Celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam à Terra para visitas as suas casas. Todos os símbolos característicos do Halloween são inspirados nas formas utilizadas pelos Celtas para afastarem os maus espíritos.
O Halloween é associado às cores laranja e preto, pois o festival do Samhaim era comemorado quando as folhas do outono se tornam laranjas e os dias ficam mais escuros.