No âmbito da temática "Património Local" abordada na Disciplina de Projeto nas turmas do 4ºano no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, a T6 da EB de São Domingos escolheu o subtema "O Património Azulejar". A fim de recolher informações que dessem resposta às questões iniciais do projeto de turma, os alunos acompanhados pelo docente titular de turma, Hélder Ferreira, e pela professora da Disciplina de Projeto, Risoleta Montez, foram ao Centro Histórico da Cidade e ao Museu Diocesano de Santarém para realizar a visita "Azulejos com Histórias".
Neste espaço, partilhamos e divulgamos as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) na Escola Básica de Alexandre Herculano. Além desta divulgação,daremos a conhecer, aos nossos visitantes, outros temas relevantes e atuais.
29.10.22
Em busca de património azulejar...
Já passava das 10 horas, mas encontrámos a Igreja de Marvila fechada. Não nos foi possível admirar o seu interior revestido de painéis de azulejos.
De seguida, caminhámos até à Igreja do Seminário.
Aqui visitámos o Museu Diocesano, onde fomos guiados pela Dr.ª Alexandra Xisto que iniciou a visita com uma conversa sobre o conceito de Museu e uma breve explicação sobre a história da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio Jesuíta de Santarém.
Visitámos um dos espaços do Paço Episcopal, o espaço onde os reis ficavam alojados quando vinham a Santarém. Iniciámos, então, a visita pela escadaria que dava acesso ao Corredor Nobre com azulejos do século XVIII. Ao longo do espaço visitado, fomos identificando as várias profissões da época e constatámos que umas ainda existem, mas outras já não.
Por fim, puderam ter nas suas mãos azulejos antigos e atuais e identificar as suas diferenças.
Visita à "Falcoaria Real"
Se na parte da manhã os alunos das turmas 5 e 6 da Escola de Mergulhão visitaram a aldeia avieira do Escaroupim, depois do almoço fomos até à "Falcoaria Real".
No edifício da "Falcoaria Real" de Salvaterra de Magos, datado do século XVIII, ficámos a conhecer a prática da falcoaria que é reconhecida pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)