30.9.23

Arte e Matemática - Piet Mondrian

Na Escola de Fontainhas, a T2 aceitou o desafio proposto no Projeto Cultural de Escola e descobriu a Matemática na Arte. O artista escolhido foi Piet Mondrian, na sua fase do estilo abstrato.




Nesta primeira sessão, os alunos construíram marcadores de livros inspirados num dos quadros de Mondrian e seguindo várias etapas.
1. Com uma régua e um lápis, dividiram a folha do marcador usando linhas horizontais e verticais.
2. Passaram as linhas a lápis com canetas de feltro pretas.
3. Pintaram as formas, sem esquecer de usar apenas as cores (vermelho, azul, amarelo) e os matrizes (preto, cinzento, branco) preferidos de Mondrian  







Numa segunda experiência, em vez de pintarem, recortaram papel colorido e fizeram a composição.





Outros desafios se seguirão...

28.9.23

Clube das Artes

 Integrado no Projeto Cultural de Escola, a biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano está a dinamizar o Clube das Artes. Com este clube pretendemos promover a capacidade inovadora nas múltiplas manifestações artísticas como contributo para o desenvolvimento pessoal.

A primeira sessão foi dedicada à pintura e dinamizada pela professora Catarina Godinho. Inspirados na obra de Almada Negreiro, os alunos iniciaram a sua vaiagem pelas artes...















Mário Cesariny - exposição bibliográfica na Escola Alexandre Herculano

 


Dando continuidade à parceria que estabelecemos com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), temos patente, na Biblioteca da Escola Alexandre Herculano, até 30 de outubro, uma exposição bibliográfica de Mário Cesariny, gentilmente cedida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.








"Abelhas, as nossas melhores amigas"


 Tendo por base uma apresentação digital, a investigadora Paula Souto da Universidade de Coimbra dinamizou três sessões sobre as abelhas na Escola Básica de Fontainhas

Pré-Escolar







T1 - 1º/2ºanos







T2 - 3º/4º anos




Uma apresentação simples e atrativa envolveu os alunos no diálogo sobre a vida das abelhas e a sua importância na biodiversidade da Terra.






No final uma surpresa...uma fatia de pão com mel.






Agradecemos à investigadora Paula Souto a partilha de conhecimentos com os nossos alunos e ao Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA) por todo o apoio dado na organização desta atividade.

No dia seguinte, os alunos do 1º/2º anos expressaram, através do desenho, aquilo que tinham aprendido.