11.6.25

Louis Süe

 No âmbito do Projeto Cultural de Escola, o tema abordado na Disciplina de Projeto nas turmas do 4ºano foi "As Artes no início do século XX". Ao nível do 1º Ciclo, o subtema escolhido foi a Arte (Escultura/Pintura/Design). 

Na turma 5  da E.B. Combatentes, o artista escolhido foi Louis Süe e hoje foi dia para apresentar, às restantes turmas da escola, a vida e obra deste artista.



Na Disciplina de Projeto, a nossa turma pesquisou sobre o artista Louis Süe. Para conseguirmos um trabalho com a qualidade que vos estamos a apresentar, seguimos o modelo de pesquisa BIG6, em que tivemos de cumprir 6 etapas até chegar ao produto final.

Como não tínhamos livros sobre este artista, pesquisámos apenas em páginas Web.

Depois de observarmos e compreendermos as suas obras artísticas, criámos as nossas obras de arte recorrendo a alguns materiais, como caixas, material de pintura, tesoura, cola cartões, tecidos, rolos de papel higiénico, papel metalizado...



Louis Süe nasceu a 14 de julho de 1875 em Bordeaux, França. 
Foi um pintor, arquiteto, designer e decorador francês. 
Faleceu no dia 7 de agosto de 1968, com 93 anos, em Paris, França.




Louis Süe foi influenciado pela Art Nouveau, ao incorporar elementos como linhas curvas e motivos florais, pelas Artes Decorativas Francesas, ao valorizar a qualidade dos materiais  e a colaboração com os artesãos.




Louis Süe também foi influenciado pela estética oriental, com suas linhas simples e formas geométricas e incorporando nas suas obras elementos, como lacas, sedas e motivos exóticos.






Foi influenciado, igualmente, pelo Cubismo, ao usar o rigor geométrico nos seus trabalhos, e pela industrialização, ao explorar os novos materiais como o aço e o vidro.







Louis Süe e André Mare fundaram a Copagnie des Arts Français que produzia móveis Art Déco e decorações de interiores para clientes ricos. Também projetou edifícios e interiores, incluindo de dois navios de passageiros.



O estilo de Louis Süe é caracterizado por unir a tradição das artes decorativas francesas com a modernidade, como o cubismo. Louis Süe valorizava a utilização de materiais nobres, como madeiras exóticas, mármores e metais, que eram trabalhados de forma artesanal.



Os seus projetos eram sempre pensados para serem funcionais, mas os toques de beleza e elegância não eram esquecidos. Quanto às cores usadas, predominavam os tons neutros como branco, preto, cinza e bege. Ocasionalmente usava cores mais vibrantes.



Agradecemos a vossa visita à exposição e esperamos que tenha sido do vosso agrado. Como recordação do nosso trabalho, oferecemos-lhe este marcador de livros.







Os nossos visitantes...







Apesar da falta de registo fotográfico, todas as turmas do estabelecimento visitaram a exposição, assim como tivemos a visita da Senhora Diretora que nos prestigiou com a sua presença. Obrigada a todos. 

Segue, também, o portefólio construído com o trabalho realizado pela turma ao longo do ano. 



2 comentários: