17.6.17

"Pelos caminhos da leitura e da comunicação"

Perante uma sociedade em constante transformação, nomeadamente na área tecnológica e digital, e dada a omnipresença das novas tecnologias, acreditamos que desenvolvendo atividades de promoção da leitura em diferentes suportes e no âmbito da utilização das tecnologias de informação e comunicação, contribuiremos para uma aprendizagem mais significativa e cativante, sendo um passo para o seu sucesso educativo e, consequentemente, um contributo para a sua integração na sociedade.
Foi neste contexto que a biblioteca escolar construiu o projeto "Pelos caminhos da leitura e da comunicação" que está a ser desenvolvido em articulação com os docentes do 2º ciclo e o Instituto Politécnico de Santarém (FabLab e CCTIC).
A professora Teresa Pacheco, docente da equipa da biblioteca escolar, criou o site
para a divulgação dos desafios “Ler com amigos ainda é melhor” e “Uma história em BD”. Criou, também, uma disciplina no Moodle (DM) partilhada no blogue da biblioteca, onde alojou informações e desafios sobre vários autores e respetivas obras http://nonio.ese.ipsantarem.pt/aeah/.
Depois de lerem as obras, os alunos acediam à DM, exploravam a informação, realizavam os jogos e atividades e participavam nos concursos sobre cada obra disponibilizada.
Em Educação Visual, os alunos escolheram uma personagem ou cena das obras lidas e desenharam-na. Entre os trabalhos realizados foram selecionados os melhores.
Foi, então, que no dia 31 de maio, um grupo de alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade, acompanhado pela professora Teresa Pacheco, passou a tarde na Escola Superior de Educação de Santarém.
No FabLab da ESE-IP Santarém, estes alunos participaram no processo de impressão dos seus desenhos em materiais diversos e fotografaram. No CCTIC da ESE editaram e montaram o filme sobre a sua experiência na ESE.



Eis os seus desenhos impressos em diferentes materiais.








Parabéns pelo trabalho realizado! 

Os nossos agradecimentos ao Dr. José Maurício Dias e ao Professor João Galego pela tarde rica em aprendizagens significativas.

À professora Teresa Pacheco um obrigada muito especial pelo seu trabalho que em muito contribuiu para que a biblioteca escolar desenvolvesse uma cultura da leitura impressa e digital, através da exploração de recursos digitais.

"Leitura sem fronteiras"

No âmbito da candidatura "Todos juntos podemos Ler", o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, através das suas bibliotecas escolares, apresentou o projeto "Leitura sem Fronteiras" que foi dinamizado pelas professoras bibliotecárias em articulação com as docentes das Unidades de Multideficiência, a turma do 4º ano da EB São Domingos e a disciplina de TIC do 8ºano.
Pretendeu-se, com este projeto, elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura, articulada com diversas áreas do saber, contribuindo para um processo de ensino motivador e promotor da participação do aluno NEE; proporcionar uma cultura de escola, baseada no diálogo, na partilha, na cooperação e na entreajuda; promover a igualdade de acesso à informação e da inclusão social.
Este projeto teve o seu início na Unidade de Multideficiência da EB Alexandre Herculano e na turma do 4º ano da EB São Domingos com a construção oral de histórias, seguida  da conceção e construção de livros multissensoriais com as histórias inventadas, num trabalho de articulação com as docentes a lecionar nas turmas envolvidas.

Foi assim que surgiram três livros que foram apresentados no passado dia 14 de junho à comunidade educativa.




O primeiro livro foi construído na UAM da EB Alexandre Herculano, em que os alunos foram orientados pelas docentes Anabela Stoffel e Catarina Godinho...



...e foram dois alunos dessa Unidade, o Diogo e a Rachel, que contaram a história inventada.






Um segundo livro foi feito pelos alunos da T7 da EB São Domingos com o apoio dos alunos da Unidade de Multideficiência, devidamente orientados pelas docentes Hermengarda Ribeiro e Elsa Carvalho.













Após a construção das obras, os alunos autores apresentaram-nas no JI da Anacoreta e no JI/EB de São Domingos.

Nas aulas de TIC, com a professora Helena Andrade, a partir dos livros multissensoriais criados, os alunos da Unidade Multideficiência construíram livros digitais interativos, recorrendo a vídeos, áudios, imagens da sua autoria ou de pesquisas feitas online.

https://joom.ag/meVW


http://joom.ag/pxGW


Também nas aulas de TIC, mas os alunos do 8º ano, criaram jogos de acordo com a temática dos livros criados, utilizando a ferramenta digital Scratch.










Um outro livro construído pela UAM da EB Alexandre Herculano foi...



















Três livros multissensoriais que apelaram aos sentidos, ao trabalho em equipa, ao apoio das TIC, enfim, um verdadeiro trabalho de projeto em que todos trabalharam com muito empenho, gosto e dedicação pela arte, pelo conhecimento, pela leitura sem fronteiras.

"Ler para crescer e aprender a ser": participação do 6ºB e 6ºC

O livro Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi a obra lida pelos alunos do 6º ano B e C, orientados pela docente Graça Gonçalves, nas aulas de Português. Após leitura, os alunos do 6ºB imaginaram algumas personagens que retrataram física e psicologicamente, por escrito.
Posteriormente, na disciplina de Educação Visual, orientados pela docente Josefina Ferreira, ilustraram as personagens, seguindo a descrição escrita.




 Os retratos foram depois entregues aos colegas do 6ºC que construíram um texto dramático.


Esta foi a última atividade do projeto a ser divulgada, pois é uma ponte para a continuidade do mesmo. De facto, fica o desejo do Clube do Teatro de encenar este texto no próximo ano letivo.
Assim sendo, não estarão sozinhos...outras turma darão continuidade ao projeto...outras ideias surgirão...por outras marés navegaremos...


Com a divulgação de mais esta participação chega ao final a apresentação dos trabalhos finais construídos no âmbito do desenvolvimento do projeto "Ler para crescer e aprender a ser", construído para a candidatura "Leituras que Unem". Apesar de não ter sido financiado, ninguém virou costas ao seu desenvolvimento.
Com este projeto, a biblioteca escolar promoveu a descoberta do hábito de ler como fonte de conhecimento pessoal e coletivo e proporcionou uma cultura de escola baseada no diálogo, na partilha, na cooperação e na entreajuda.
Muitos, muitos parabéns aos alunos, docentes e familiares envolvidos.

"Ler para crescer e aprender a ser": participação da T.3 e T.4 de São Domingos

Os alunos das turmas 3 e 4, das docentes Manuela Pinto e Conceição Rosa, trabalharam o livro A cerejeira da Lua, da autoria de António Torrado. Em conjunto com a professora bibliotecária Elsa Carvalho, pesquisaram sobre o autor, trabalharam o vocabulário e construíram em 3D alguns dos elementos do conto.



Muitos parabéns!

"Ler para crescer e aprender a ser": participação do pré-escolar

O projeto "Ler para crescer e aprender a ser" também se desenvolveu no pré-escolar a partir do livro Momoko. A obra da autoria de Coby Hol é recomendada pela Casa da Leitura: "Este álbum narrativo recria a história de uma avó e uma neta japonesas, dando conta dos afetos que as unem e da forma como partilham a felicidade. Momoko é o nome da neta que colabora com a avó em todas as atividades que ela executa, exprimindo a sua profunda admiração por ela e pelas suas extraordinárias habilidades culinárias. Serão estas que farão da avó de Momoko uma pessoa muito especial e reconhecida junto dos outros. Com ilustrações feitas a partir de recortes, o álbum revisita o universo oriental, recriando, com expressividade e afetividade a cor local japonesa e uma relação intemporal entre avós e netos", Ana Margarida Ramos.

No JI Fontainhas, a docente Madalena Vassalo após exploração da história construiu figuras  representativas dos vários elementos da  história em cartolina preta com as quais as crianças dramatizaram a história. Esta técnica denominada "Sombras chinesas" é uma forma tradicional de teatro de bonecos praticada no Oriente que consiste na manipulação de bonecos presos em varas, entre uma luz e uma tela.





A dramatização foi apresentada para os colegas do 1º ciclo

A mesma obra foi trabalhada no JI de São Domingos pelos Grupos 1 e 2, pelas docentes Cristina Galante e Cristina Rosa. Depois, com a colaboração da professora bibliotecária Elsa Carvalho, identificarem algumas características culturais orientais e participaram na construção das personagens que foram colocadas num biombo, o qual serviu para o reconto da história.




Parabéns a todos os participantes!