11.6.17

"Ler para crescer e aprender a ser": participação das turmas 5ºA/C e 6ºD

Um dos objetivos do projeto construído pela biblioteca escolar "Leituras que unem: Ler para crescer e aprender a ser" foi "elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura e da escrita, articulada com diversas áreas do saber e tendo como pano de fundo os contributos mútuos entre as culturas orientais e a portuguesa".
Assim, os alunos do 5º ano, das turmas A e C, acompanhados pela sua professora de Português Margarida Fonseca, iniciaram a participação no projeto com "Uma aventura na biblioteca" em que, através de um bibliopaper, descobriram o livro Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.


Seguiu-se a leitura por capítulos, orientada por guiões de leitura.

Guião de leitura para o 1º capítulo

Quanto à turma do 6ºano leu, igualmente, a obra Missão impossível e, posteriormente, recolheu, dos vários capítulos, elementos narrativos.

Exemplo de um desafio para recolha de elementos narrativos 

Com essa recolha foram orientados, pela professora Margarida Fonseca, na construção de contos.

Após a construção dos textos, alguns alunos desta turma  frequentaram a oficina de ilustração oriental, organizada pela biblioteca e dinamizada pela professora Catarina Godinho, a fim de ilustrarem os textos construídos.


Com as ilustrações feitas, foi tempo de imprimir os contos, juntar as imagens...


e encadernar...

...resultou, assim, num excelente trabalho que está em exposição no átrio da biblioteca e que esteve presente na cerimónia de encerramento do projeto.


Muitos parabéns a todos os alunos e docentes envolvidos nesta atividade que se desenrolou ao longo do ano letivo e que teve como produto final a construção de um livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário