17.6.17

"Ler para crescer e aprender a ser": participação do pré-escolar

O projeto "Ler para crescer e aprender a ser" também se desenvolveu no pré-escolar a partir do livro Momoko. A obra da autoria de Coby Hol é recomendada pela Casa da Leitura: "Este álbum narrativo recria a história de uma avó e uma neta japonesas, dando conta dos afetos que as unem e da forma como partilham a felicidade. Momoko é o nome da neta que colabora com a avó em todas as atividades que ela executa, exprimindo a sua profunda admiração por ela e pelas suas extraordinárias habilidades culinárias. Serão estas que farão da avó de Momoko uma pessoa muito especial e reconhecida junto dos outros. Com ilustrações feitas a partir de recortes, o álbum revisita o universo oriental, recriando, com expressividade e afetividade a cor local japonesa e uma relação intemporal entre avós e netos", Ana Margarida Ramos.

No JI Fontainhas, a docente Madalena Vassalo após exploração da história construiu figuras  representativas dos vários elementos da  história em cartolina preta com as quais as crianças dramatizaram a história. Esta técnica denominada "Sombras chinesas" é uma forma tradicional de teatro de bonecos praticada no Oriente que consiste na manipulação de bonecos presos em varas, entre uma luz e uma tela.





A dramatização foi apresentada para os colegas do 1º ciclo

A mesma obra foi trabalhada no JI de São Domingos pelos Grupos 1 e 2, pelas docentes Cristina Galante e Cristina Rosa. Depois, com a colaboração da professora bibliotecária Elsa Carvalho, identificarem algumas características culturais orientais e participaram na construção das personagens que foram colocadas num biombo, o qual serviu para o reconto da história.




Parabéns a todos os participantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário