17.6.17

"Leitura sem fronteiras"

No âmbito da candidatura "Todos juntos podemos Ler", o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, através das suas bibliotecas escolares, apresentou o projeto "Leitura sem Fronteiras" que foi dinamizado pelas professoras bibliotecárias em articulação com as docentes das Unidades de Multideficiência, a turma do 4º ano da EB São Domingos e a disciplina de TIC do 8ºano.
Pretendeu-se, com este projeto, elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura, articulada com diversas áreas do saber, contribuindo para um processo de ensino motivador e promotor da participação do aluno NEE; proporcionar uma cultura de escola, baseada no diálogo, na partilha, na cooperação e na entreajuda; promover a igualdade de acesso à informação e da inclusão social.
Este projeto teve o seu início na Unidade de Multideficiência da EB Alexandre Herculano e na turma do 4º ano da EB São Domingos com a construção oral de histórias, seguida  da conceção e construção de livros multissensoriais com as histórias inventadas, num trabalho de articulação com as docentes a lecionar nas turmas envolvidas.

Foi assim que surgiram três livros que foram apresentados no passado dia 14 de junho à comunidade educativa.




O primeiro livro foi construído na UAM da EB Alexandre Herculano, em que os alunos foram orientados pelas docentes Anabela Stoffel e Catarina Godinho...



...e foram dois alunos dessa Unidade, o Diogo e a Rachel, que contaram a história inventada.






Um segundo livro foi feito pelos alunos da T7 da EB São Domingos com o apoio dos alunos da Unidade de Multideficiência, devidamente orientados pelas docentes Hermengarda Ribeiro e Elsa Carvalho.













Após a construção das obras, os alunos autores apresentaram-nas no JI da Anacoreta e no JI/EB de São Domingos.

Nas aulas de TIC, com a professora Helena Andrade, a partir dos livros multissensoriais criados, os alunos da Unidade Multideficiência construíram livros digitais interativos, recorrendo a vídeos, áudios, imagens da sua autoria ou de pesquisas feitas online.

https://joom.ag/meVW


http://joom.ag/pxGW


Também nas aulas de TIC, mas os alunos do 8º ano, criaram jogos de acordo com a temática dos livros criados, utilizando a ferramenta digital Scratch.










Um outro livro construído pela UAM da EB Alexandre Herculano foi...



















Três livros multissensoriais que apelaram aos sentidos, ao trabalho em equipa, ao apoio das TIC, enfim, um verdadeiro trabalho de projeto em que todos trabalharam com muito empenho, gosto e dedicação pela arte, pelo conhecimento, pela leitura sem fronteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário