5.6.17

Cerimónia de encerramento do projeto "Ler para crescer e aprender a ser"



Ao longo do ano letivo foram várias as turmas envolvidas no projeto "Ler para crescer e aprender a ser", que foi construído pela Biblioteca Escolar no âmbito da candidatura "Leituras que Unem", da iniciativa do Plano Nacional de Leitura. Apesar de não termos obtido financiamento, foram muitas as turmas, do pré-escolar ao 3º ciclo, que o desenvolveram.


Com esta proposta, a Biblioteca Escolar propôs-se promover a descoberta do hábito de ler como fonte de desenvolvimento pessoal e coletivo, cruzando a leitura com diversas áreas do saber.
Chegados ao final do ano letivo, organizou-se um programa para apresentação dos vários trabalhos realizados pelas diferentes turmas.

Hoje, dia 5 de junho, a coordenadora da equipa das bibliotecas escolares divulgou a diversidade de abordagens desenvolvidas a partir da leitura das obras selecionadas.



Assim, começou por apresentar os objetivos do projeto:

Elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura e da escrita, articulada com diversas áreas do saber e tendo como pano de fundo os contributos mútuos entre as culturas orientais e a portuguesa.

Proporcionar uma cultura de escola, baseada no diálogo, na partilha, na cooperação e na entreajuda.

Envolver as famílias no projeto, de modo a estabelecer-se relações colaborativas com a comunidade educativa.

Realçou, também, que o desenvolvimento do projeto assentou em três pilares:
- Leitura de uma obra
- Articulação da leitura com diversas áreas do saber
- Relação entre Portugal e as culturas de povos que habitam o continente asiático.
- Construção de um produto final.









Sem comentários:

Enviar um comentário