19.11.18

Oficina da Leitura - 1ª Sessão

No passado dia 13 de novembro teve início a Oficin@ da Leitura@.
Os alunos presentes tomaram conhecimento dos objetivos desta Oficina:
- Realizar leitura crítica e autónoma.
- Utilizar métodos de trabalho científico para identificar os hábitos de leitura de duas turmas (uma do 2º Ciclo e outra do 3º) e o possível afastamento desses jovens da leitura.
- Implementar um conjunto de estratégias para o desenvolvimento da prática da leitura.

Começaram, então, por refletir individualmente sobre algumas perguntas-chave, às quais responderem por escrito.

Gostas de ler?Qual a razão?
R. R. - Sim. Eu gosto de ler, porque desde pequeno que os meus pais me compram muitos livros. Portanto, eles tiveram uma grande influência neste meu gosto pele leitura. Para além dos meus pais, os meus professores sempre apelaram à leitura. Não é por acaso que tenho em casa centenas de livros que já li ou que me foram lidos.
R. V. - Sim, gosto muito. Desperta a minha imaginação e faz-me entrar no mundo da fantasia.

Os teus colegas gostam de ler?
R. R. - Eu acho que sim. Gostam mesmo que não o façam.
R. V. - Sim!

Que razões apontas que justifique o divórcio da leitura de muitos jovens?
R. R. - Uma das razões que justifica esse divórcio são as tecnologias que cada vez mais fazem parte da vida dos jovens. Outra das razões pode ser a falta de tempo por causa das atividades fora da escola.
R.V. Na minha opinião, é a preguiça e a falta de tempo e de vontade.

O que podemos fazer (alunos, docentes, encarregados de educação) para melhorar os níveis de leitura entre os jovens?
R. R.  - O mais adequado para melhorar os níveis de leitura é incentivá-los a ler, mostrando-lhes diferentes tipos de leitura.
R.V. - Incentivar à leitura, apresentando-lhes livros baseados em séries e filmes.

Após diálogo sobre as respostas dadas, foi dedicado algum tempo à leitura das obras selecionadas para o Concurso Nacional de Leitura e troca de ideias sobre as mesmas.



Sem comentários:

Enviar um comentário