22.5.20

Instrumentos ou Ferramentas de Trabalho de outros tempos

Na disciplina de Oferta Complementar, os alunos dos 3º e 4º anos da turma 2 da EB de Póvoa da Isenta tiveram de realizar um trabalho no âmbito da temática "Património da nossa região", seguindo o modelo de pesquisa BIG 6.
Assim, na primeira etapa da sua pesquisa, tiveram de escolher um subtema dentro da temática apresentada e a opção foi "Instrumentos ou ferramentas de trabalho de outros tempos".
Registaram o que já conheciam sobre este tema e anotaram, também, o que queriam saber.

Passando à segunda etapa, "Estratégias de pesquisa de informação", identificaram onde queriam procurar a informação, quais as fontes de informação disponíveis e quais as fontes mais adequadas para obterem as respostas às perguntas formuladas na etapa 1.

De seguida, na terceira etapa, consultaram várias páginas Web e visualizaram vários vídeos sobre a temática.




Vídeo sobre as ferramentas utilizadas pelo agricultor.


Vídeo sobre as ferramentas utilizadas pelo carpinteiro.


Vídeo sobre as ferramentas utilizadas pelo ferreiro.


Vídeo sobre as ferramentas utilizadas pelo ferrador




Ainda na etapa 3, organizou-se uma visita ao Museu Rural.









Na quarta etapa registaram todas as informações recolhidas sobre os instrumentos e ferramentas de outros tempos.

Na etapa 5, tiveram de pensar como iam organizar a informação e mostrar à comunidade educativa o que tinham aprendido. Foi, então, decidido construir um livro digital sobre as ferramentas utilizadas há alguns anos atrás pelos agricultores, carpinteiros, ferreiros e ferradores. Esta etapa já foi feita em aulas online, pelo que os alunos tiveram de construir uma apresentação digital de forma colaborativa.
Nesta apresentação, os alunos descreveram e desenharam as várias ferramentas identificadas.



Eis-nos chegados à última etapa, a avaliação.Para isso, refletiu-se sobre as etapas realizadas  e o trabalho final que se conseguiu concretizar. Além desta reflexão oral, cada aluno respondeu a um questionário online.


Sem comentários:

Enviar um comentário