24.5.20

"A Lenda de Santarém" - Turma 5 da EB Mergulhão

Na disciplina de Oferta Complementar, os alunos do 4º ano da turma 5 da EB de Mergulhão tiveram de realizar um trabalho no âmbito da temática "Património da nossa região", seguindo o modelo de pesquisa BIG 6.

Assim, na primeira etapa da sua pesquisa, tiveram de escolher um subtema dentro da temática apresentada e a opção foi "Lendas de Santarém". Registaram o que já conheciam sobre este tema e anotaram, também, o que queriam saber.

Passando à segunda etapa, "Estratégias de pesquisa de informação", identificaram onde queriam procurar a informação, quais as fontes de informação disponíveis e quais as fontes mais adequadas para obterem as respostas às perguntas formuladas na etapa 1.

De seguida, na terceira etapa, consultaram várias páginas Web sobre a temática.





Ainda na etapa 3, organizou-se uma visita ao Centro Histórico de Santarém. Entre os recursos educativos  disponibilizados pelo Serviço Municipal de Cultura e Turismo, foi escolhido o circuito "Conhece o centro histórico como a palma da tua mão!". Durante a visita, guiada pela Dr.ª Vera Duarte, conheceram lendas e estórias que os ajudaram a descobrir pormenores  e a perceber a cidade pelo que dela se tem falado e contado ao longo dos tempos.








Na quarta etapa, registaram a informação recolhida nas várias fontes e selecionaram a "Lenda de Santarém", entre as muitas lendas existentes relacionadas com Santarém.

Na quinta etapa, tiveram de pensar como iam organizar a informação e mostrar à comunidade educativa o que tinham aprendido. Decidiram, então, construir um poema a partir da brochura "Ábidis - A Lenda de Santarém", da autoria de Carlos d'Oliveira para posterior apresentação no Dia Internacional da Família.
Contudo, atendendo à situação epidemiológica que o país atravessa, foi preciso repensar o encerramento do projeto. Já em aulas online, dividiu-se o poema em várias partes, ficando cada aluno responsável por desenharem de acordo com um trecho ou recitarem-no. Assim, com a participação empenhada, surgiu este livro com apresentações áudio do poema intercalada com trechos da brochura lida e respetiva ilustrações da autoria dos alunos.



 

Eis-nos chegados à última etapa, a avaliação. Para isso  refletiu-se sobre as etapas realizadas  e o trabalho final que se conseguiu concretizar. Além desta reflexão oral, cada aluno respondeu a um questionário online.

Sem comentários:

Enviar um comentário