21.5.20

Artistas Plásticos de Santarém

Na disciplina de Oferta Complementar, os alunos do 4º ano da turma 6 da EB de São Domingos tiveram de realizar um trabalho no âmbito da temática "Património da nossa região", seguindo o modelo de pesquisa BIG 6.
Em articulação com esse trabalho de pesquisa, a turma participou, também,  no projeto eTwinning "Artists to Discover". O fio condutor deste projeto foi a construção de uma relação entre os alunos e os artistas do seu país para posteriormente partilharem com os outros parceiros europeus as informações recolhidas. Assim, na primeira etapa da sua pesquisa, quando tiveram de escolher um subtema dentro da temática apresentada, a opção foi "Artistas plásticos da minha região".
Foi neste âmbito que visitaram espaços de Santarém com exposições de artistas portugueses e estrangeiros, nomeadamente, os participantes no Encontro de Artistas Plásticos "Pictorin".





No regresso à escola, deram início ao trabalho de pesquisa cumprindo a primeira etapa do modelo de pesquisa adotado: escolheram os artistas que queriam conhecer melhor, registaram o que já conheciam sobre eles e anotaram, também, o que queriam saber.
Passando à segunda etapa, "Estratégias de pesquisa de informação", identificaram onde queriam procurar a informação, quais as fontes de informação disponíveis e quais as fontes mais adequadas para obterem as respostas às perguntas formuladas na etapa 1.
De seguida, na terceira etapa, construíram um guião de entrevista para realizarem aos artistas escolhidos: Fernanda Narciso, Francisco Pereira e Francisco Camilo. Muito simpaticamente, todos eles responderam à entrevista.
Fernanda Narciso cedeu a entrevista no Círculo Cultural Scalabitano, um dos locais de trabalho desta artista

No final da entrevista, Fernanda Narciso desafiou os alunos a deixarem a sua marca

Quanto aos artistas Francisco Pereira e Francisco Camilo responderam à entrevista por correio eletrónico.

Na quarta etapa registaram todas as informações recolhidas através das entrevistas.

Na etapa cinco, tiveram de pensar como iam organizar a informação e mostrar à comunidade educativa o que tinham aprendido. Decidiram, então, construir obras de arte, inspiradas nas características dos artistas estudados a fim de as exporem num espaço público. Para tal, pediram a colaboração dos artistas entrevistados para que eles os orientassem na construção de obras de arte.
No início de janeiro, trabalharam com a artista plástica Fernanda Narciso.




No final do mês de janeiro, trabalharam com o artista plástico Francisco Pereira.




Não foi possível calendarizar uma sessão com o artista plástico Francisco Camilo. Contudo, os alunos imaginaram que iam pintar uma parede de casa e representaram esses desenho numa folha de papel.
Afonso Santo

Beatriz Ferreira

Brenda Alves

Carmo Mendonça

Duarte Alfredo

Eduardo Martins

Emanoil Ermurachi

Francisco Maia

Guilherme Discher

Joana Gomes

Lília Panaghiu

Margarida Canillas

Miguel Botelho

Santiago Mateus

Santiago Carvalho

Tiago Custódio

Valéria Corlatanu

A exposição que estava prevista realizar-se no WShopping não se vai realizar devido à situação epidemiológica que o país atravessa.
Eis-nos, então, chegados à última etapa, a avaliação.Para isso, refletiu-se sobre as etapas realizadas  e os trabalhos finais que se conseguiram concretizar.
Além desta reflexão oral, cada aluno respondeu a um questionário online.

Sem comentários:

Enviar um comentário