5.5.20

A Azulejaria em Santarém, T7 da EB de São Domingos

Na disciplina de Oferta Complementar, os alunos do 4º ano da turma 7 da EB de São Domingos tiveram de realizar um trabalho no âmbito da temática "Património", seguindo o modelo de pesquisa BIG 6.


Assim, na primeira etapa da sua pesquisa, cada turma teve de escolher um subtema dentro do tema "Património da nossa região". Quanto aos alunos do 4º ano da T7 da Escola Básica de São Domingos escolheram "A Azulejaria em Santarém".
Registaram o que já conheciam sobre este tema e anotaram, também, o que queriam saber.
Passando à segunda etapa, "Estratégias de pesquisa de informação", identificaram onde queriam procurar a informação, quais as fontes de informação disponíveis e quais as fontes mais adequadas para obterem as respostas às perguntas formuladas na etapa 1.
De seguida, na terceira etapa, consultaram várias obras literárias e identificaram vários monumentos e locais em Santarém onde podiam observar azulejos antigos. Também visualizaram vários vídeos sobre esta temática.
Para ver o vídeo, basta clicar na imagem
Para ver o vídeo, basta clicar na imagem
Organizou-se, então, uma visita ao Museu Diocesano de Santarém. Entre as várias visitas guiadas disponíveis, realizaram a visita  "Azulejos com Histórias", já divulgada neste blogue.

Para aceder ao post sobre a visita, basta clicar na imagem


Na quarta etapa registaram todas as informações recolhidas sobre os azulejos existentes em Santarém.

Na etapa 5, tiveram de pensar como iam organizar a informação e mostrar à comunidade educativa o que tinham aprendido e sensibilizá-la para a preservação da azulejaria. Decidiram, então, construir cartazes para distribuir no Dia Nacional do Azulejo, 6 de maio; aprender a pintar em azulejo; pintar um azulejo e escolher um espaço na escola para aplicarem os seus azulejos.
Assim, ao longo do 2º período, aprenderam as várias etapas que devem seguir para pintarem um bonito azulejo. Nesta aprendizagem, foram orientados pela docente Catarina Godinho, professora de Educação Visual na Escola Alexandre Herculano, a quem agradecemos todo o seu apoio.
Decalcaram o desenho.






Picotaram o desenho no papel vegetal.




De seguida, com uma "boneca" de carvão passaram no desenho.

                             



Ficaram, então, com o azulejo marcado, pronto para ser pintado.






Atendendo à situação epidemiológica que o país atravessa não foi possível cozer os azulejos. Também não vai ser possível aplicar os azulejos numa parede da escola, durante este ano letivo.
Já em aulas online, pintaram o desenho de um azulejo, em papel, e construíram-se cartazes digitais que vão ser distribuídos nas redes sociais no dia Nacional do Azulejo.

Cartaz da Karina Paskaryuk

Cartaz da Beatriz Ferreira

Cartaz do Damian Paval

Cartaz do Hugo Rocha

Cartaz da Leonor Paulino

Cartaz do Mateus Tainha

Cartaz do Miguel Martinho

Cartaz da Beatriz Martins

Constança Madeira

Giovana Lima

Cartaz da Mª Leonor Esteves

Cartaz da Victória Assalver


Eis-nos chegados à última etapa, a avaliação.Para isso refletiu-se sobre as etapas realizadas  e os trabalhos finais que se conseguiram concretizar.

Além desta reflexão oral, cada aluno respondeu a um questionário online.


Concluído o questionário consultaram o resultado e comunicaram-no à professora por mensagem no Teams.

Sem comentários:

Enviar um comentário