20.3.24

Exposição "Há Poesia na Escola"...de Fontainhas

 A turma 2 da professora Margarida Pinto, da Escola Básica de Fontainhas, em articulação com a professora bibliotecária Risoleta Montez,  foi uma das turmas participantes na iniciativa "Há Poesia na Escola". Daí ter organizado a exposição com trabalhos das várias escolas.












Exposição "Há Poesia na Escola" ... Alexandre Herculano

 Foram várias as escolas participantes nesta iniciativa do Projeto Cultural de Escola, pelo que no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia juntámos alguns trabalhos das escolas Alexandre Herculano (Clube das Artes + 8ºB e 8ºF), Fontainhas (T2), Mergulhão (T5 e T6), Combatentes (T5) e JI do Choupal.




Clube das Artes

Fernando Pessoa serviu de inspiração às crianças do JI do Choupal


As cores e as linhas retas de Mondrian serviram de inspiração aos alunos da T2 de Fontainhas


O 25 de Abril serviu de inspiração aos alunos da T5 da EB de Combatentes



Manuel Cargaleiro serviu de inspiração aos alunos da T5 da Escola Básica do Mergulhão





As formas e as cores alegres de Sonia Delaunay serviram de inspiração aos alunos da T6 da Escola Básica do Mergulhão



JI do Choupal

JI do Choupal










Made with Padlet

18.3.24

Visita ao Festival Internacional do Chocolate em Óbidos

 No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, é lecionada a Disciplina de Projeto nas turmas dos 4º, 5º e 7º anos de escolaridade. Na EB de Mergulhão é lecionada pela professora bibliotecária Risoleta Montez com a coadjuvação das docentes titulares de turma.

Na Disciplina de Projeto das turmas T5 e T6 da EB de Mergulhão, das professoras Conceição Rosa e Paula Pereira, respetivamente, o tema escolhido foi "O Chocolate". 

O modelo de pesquisa que estamos a seguir é o BIG6, pelo que iremos seguir seis etapas até chegarmos ao produto final. Já cumprimos quatro. Na primeira, formularam-se as perguntas que irão orientar toda a pesquisa, na segunda pensou-se nas fontes de informação a que podemos recorrer para obter resposta às perguntas, na terceira pesquisámos em diferentes páginas Web e visitámos a fábrica Melgão Cacau e Chocolate, instalada no edifício da Antiga Estação Ferroviária de Montemor-o-Novo. Na quinta etapa registámos a informação recolhida e que dava resposta às perguntas iniciais do nosso projeto. 

Na etapa 5, pensámos como organizar a informação sobre o chocolate, de modo a que esteja adequada ao espaço onde vai ter de ser apresentado o trabalho final. Como o que se pretende é montar uma exposição, optámos por construções em 3D.

Assim, para recolher o máximo de ideias para o espaço expositivo sobre o chocolate, visitámos na passada sexta-feira o Festival Internacional do Chocolate, em Óbidos.



A primeira paragem foi na "Estação Melgão". Aqui puderam recordar o processo que tinham acompanhado na fábrica Melgão Cacau e Chocolate, a viagem da fava de cacau até à tablete de chocolate, a primeira em Portugal a desenvolver todo o processo.











De seguida, fomos ao espaço "Showcooking", onde vimos João Alpalhão do Agrupamento de Escolas Josefa D'Óbidos, a preparar Rosbife com molho de chocolate & Crepes de pera rocha com chocolate, com os seus alunos do Curso Profissional Técnico Restauração Cozinha/Pastelaria.



No final, tivemos a oportunidade de provar o que tinha sido confecionado.



Posteriormente, fomos ao stand do chocolate belga "Leonidas", onde acompanhámos a confeção de bombons de chocolate para no final nos deliciarmos a saboreá-lo.









Mas além da doçura, havia a animação sustentada, entre outros eventos, na interação com figuras típicas que circulavam pelo espaço exterior aos stands.




Mas os alunos não se limitaram a ver os outros a confecionar receitas de chocolate, também tiveram a oportunidade de aprender a fazer ovos de chocolate. Foi no espaço "Pequenos Chefs". Nesta oficina, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, com o Chef Renan Rodrigues, a criar os ovos de chocolate fazendo todo o processo de criação, que foi da forma à pintura.




Depois de mãos lavadas, foi o momento para ouvir a explicação....


... para, depois, darem largas à sua imaginação...














E pronto, Ovo de Chocolate embalado para levar para casa.



Após uma atividade criativa, nada melhor do que constatar que a capacidade criativa não tem limites. 
Tivemos a oportunidade de apreciar a arte da escultura aliada ao chocolate. Moldar e esculpir em chocolate é obra dos mestres chocolateiros que nos demonstraram o seu talento em criações que representam símbolos e memórias de Portugal.
















Os jogos no computador também não faltaram...

Momento para as compras...




No final, caras felizes...