15.5.19

Comemoração do Dia Internacional da Família

Há vários anos que a Biblioteca Escolar escolhe a data comemorativa do Dia Internacional da Família para apresentar à comunidade educativa os alunos que se destacaram em concursos, atividades e projetos realizados em articulação com as bibliotecas escolares.
Hoje, dia 15 de maio, além dos alunos e das suas famílias, tivemos a presença da Srª Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e da Senhora Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, além de vários docentes do Agrupamento.




À espera dos participantes, um palco magnificamente decorado pelos alunos da professora Catarina Godinho.




Uma das temáticas da sessão de hoje foi a multiculturalidade. De facto, a diversidade cultural é uma realidade na sociedade do século XXI, daí termos promovido atividades/ projetos de convivência com outras culturas, pois para se respeitar tem de se conhecer.


Foi neste âmbito que a T3 da EB Combatentes apresentou a dramatização do conto "A maçã que queria ser estrela" que terminou com a frase "A maçã viveu triste toda a sua vida sem se dar conta de que dentro de si guardava uma bonita estrela e de que, para se mostrar tinha de se abrir e mostrar-se aos outros".

Ainda na temática do Oriente, o André Santos apresentou o projeto "Porcelanas de lá e de cá".




Também na Oficina da Ilustração, dinamizada pela docente Maria João Neves, foi abordada a mesma temática. Foram criadas obras inspiradas nas iluminuras das culturas oriental, islâmica e europeia medieval.



A outra temática abordada na sessão de hoje do Dia da Família foi a sustentabilidade. Ao longo do ano, promovemos a reflexão e a mudança de atitudes e de comportamentos em prol de uma sociedade sustentável. Daí ter sido esta a temática dos textos concorrentes aos concursos "Autores Digitais".
Concorreram a este concurso a T2 da EB São Domingos com o livro "Dois problemas para resolver"...


Para ver o livro, basta clicar na imagem

...e a T4 da EB Vale de Santarém com o conto "Viver Offline".

Para ler o livro, basta clicar na imagem

Abordando a mesma temática da sustentabilidade, os alunos do 6º B e da Oficina da Escrita enviaram textos para o projeto "Uma história para Ajudaris".

No final foi a distribuição de lembranças a todos os participantes e as palavras de agradecimento e de enaltecimento do valor de todas as participações da Senhora Diretora e da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares.



O nosso grande obrigada pela colaboração dos docentes e encarregados de educação que acompanharam os alunos presentes. Sem vós, não teria sido possível um final de tarde tão agradável!
Valorizamos a parceria escola -família, pois acreditamos que juntos contribuímos para que o crescimento global das crianças e jovens como cidadãos se faça de uma forma mais equilibrada e com mais motivação.

Sem comentários:

Enviar um comentário