16.5.19

OFICINA da ILUSTRAÇÃO

DESAFIO: MULTICULTURALIDADE e LEITURA - ILUMINURAS das culturas: oriental, islâmica / árabe e europeia medieval


Nesta celebração da FAMÍLIA convidamos os familiares, os alunos, os professores e os assistentes a visitar a exposição que dá vida às escadas de acesso ao auditório:

·        Destacamos as Iluminuras elaboradas pelos alunos da Oficina da Ilustração, orientados pela professora Maria João Neves. Parabéns às alunas Filipa Ricardo, Daniela Carreira e Madalena Espírito Santo! Agradecemos a colaboração do Sr. Luís Barroso, na montagem desta exposição.

Aqui ficam algumas pistas sobre as Iluminuras que podem apreciar:

O QUE É UMA ILUMINURA?
Iluminura é uma ilustração (forma de arte), em que a imagem e a palavra se interligam, formando um todo apelativo. As imagens são mais do que decorativas. As imagens são cuidadosamente escolhidas, a fim de ajudar a leitura e a compreensão das palavras.

Na cultura oriental (chinesa, japonesa, coreana…) a caligrafia é em si mesma uma forma de arte. Assim, a palavra não é apenas escrita; ela é desenhada, pintada. A escrita faz-se na vertical. As imagens são sobretudo plantas, aves e peixes, que têm significados simbólicos. Na cultura islâmica / árabe a escrita faz-se da direita para a esquerda, ao contrário da cultura europeia medieval. Os árabes usam apenas imagens de plantas, bem como padrões geométricos com grande pormenor. Na cultura europeia opta-se sobretudo por imagens de plantas e animais, mas também são permitidas imagens de pessoas.

Foram utilizados os seguintes materiais de desenho: lápis de cor, canetas de tinta-da-china e feltro s/ papel.

Obras criativas e plenas de interpretação pessoal. PARABÉNS AOS ARTISTAS!

CONVIDAMOS OUTROS ALUNOS A FREQUENTAR A OFICINA da ILUSTRAÇÃO EM 2019/20!




·        Salientamos também as porcelanas pintadas pelos alunos das turmas A, B e E do 6º ano de escolaridade, orientados pela professora Margarida Pereira.



Sugerimos ainda que observem os livros de arte disponíveis na nossa Biblioteca Escolar, que nos inspiraram para as obras de arte criadas. E, claro, o livro Missão Impossível de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que está na base do projeto "Porcelanas de lá e de cá". Há muitos livros a descobrir na nossa Biblioteca! 

Chamamos a atenção para as decorações do palco do auditório realizadas por alunos sob a orientação da professora Catarina Godinho.






Por fim, bem haja a toda a equipa da Biblioteca Escolar, à Diretora do nosso Agrupamento de Escolas, à Senhora Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e, sobretudo, às Famílias que nos visitaram!

Sem comentários:

Enviar um comentário