16.5.19

Comemoração do Dia Internacional da Família - 2º dia

Hoje comemorou-se, novamente, o Dia da Família, embora a temática tivesse sido diferente. Foi uma reflexão sobre a motivação para a leitura e escrita.
Atualmente, é generalizada a pouca motivação para a leitura e escrita, contracenando com o excesso de informação e de tecnologias. É neste cenário que a escola tem de preparar os alunos para o século XXI, pelo que é essencial o desenvolvimento de algumas habilidades:
- Maneiras de pensar (criatividade, pensamento crítico e inovação);
- Ferramentas para trabalhar (alfabetização em tecnologias de informação e comunicação);
- Maneiras de trabalhar (comunicar e colaborar)
- Maneiras de viver no mundo (responsabilidade pessoal e social)

Foi pensando nos nossos alunos como cidadãos do século XXI que dinamizamos as atividades da biblioteca em articulação com os docentes das várias turmas envolvidas.

Em Oferta Complementar do 4º ano de escolaridade, os alunos desenvolveram um trabalho de projeto sobre o património cultural. A representar o 4º ano em geral, e a turma 6 da Escola de São Domingos, em particular, estiveram os alunos Leonardo Figueiredo e Tiago Calado que explicaram, através da ferramenta digital padlet, o trabalho de pesquisa realizado pela sua turma "O Pampilho".

Feito com Padlet

Muito responsáveis, concentrados na tarefa que tinham para fazer, representaram de forma fantástica os alunos do 4º ano do Agrupamento Alexandre Herculano. Muitos parabéns!
O meu agradecimento à professora Manuela Pinto e aos encarregados de educação dos alunos envolvidos. A vossa colaboração foi muito importante.

De seguida, o Rafael Raimundo apresentou o trabalho de pesquisa realizado na Oficina da Leitura.





Foi um trabalho de investigação que terá continuidade no próximo ano letivo, aproveitando as sugestões apresentadas por alunos, encarregados de educação, professores e oficina da leitura.

A complementar as sugestões deixadas por esta oficina, o Rafael Raimundo fez a apresentação da obra literária Cão como nós, da autoria de Manuela Alegre.


Como sempre, uma excelente apresentação da obra. Muitos parabéns, Rafael!

De seguida iniciamos a distribuição dos prémios aos alunos participantes nos concursos promovidos pela biblioteca escolar.


Antecedemos esta entrega com o Rafael a dar voz ao poema com o qual concorreu...ora apreciem a sua capacidade artística quer na escrita, quer na expressividade oral...



Fantástico!!!





E seguiu-se a festa dos prémios...











Obrigada a todos pela presença e colaboração dos colegas da equipa da biblioteca escolar, dos titulares de turma, dos alunos, dos encarregados de educação e, está claro, obrigada Senhora Diretora, Margarida da Franca pela sua presença e alegria com que acompanha os projetos da escola.

1 comentário:

  1. Que noite memorável! Parabéns a todos os envolvidos: alunos e professores. Bem haja às famílias que nos brindaram com a sua presença!

    ResponderEliminar