9.6.19

"Um olhar sobre Santarém" - participação da turma 2 da EB de Fontainhas

A turma 2 da Escola Básica de Fontainhas pesquisou sobre o Fandango do Bairro. Procuraram informações em páginas Web, livros e realizaram entrevistas. Atendendo ao local para apresentação do trabalho final, fizeram elementos em 3 D para ser mais cativante a transmissão dos conhecimentos adquiridos. Assim, construíram três maquetas representativas dos vários espaços onde se dançava o fandango do bairro, assim como os dançarinos com os trajes que era habitual usarem em cada um dos espaços(taberna, largos da aldeia, salão de festa). Também construíram flyers com as informações mais importantes.
Para melhor mostrarem as características desta dança, dois alunos, o João Pedro do 4º ano e a Sara do 5ºano, dançaram o fandango do bairro, acompanhados por elementos do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontainhas. A música e a alegria contagiou todo o público.


Muitos parabéns! Estiveram magníficos!
Foi mais um projeto que se desenrolou com o apoio da comunidade educativa!
Obrigada à titular da turma, Ana Leitão, à coordenadora de estabelecimento, Margarida Pinto, às assistentes operacionais, em especial à Teresa Gonçalves pelo apoio precioso na construção dos elementos em 3D; aos encarregados de educação que, de uma maneira ou doutra, rapidamente responderam aos pedidos de ajuda, assim como aos alunos pelo entusiasmo com que se envolveram no projeto. Para terminar, um agradecimento muito especial ao Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontainhas pelo momento de alegria e de convívio com o património imaterial local.

Para melhor conhecerem o projeto desta turma, segue o padlet construído.

Feito com Padlet

Sem comentários:

Enviar um comentário