9.6.19

"Um olhar sobre Santarém" - Um projeto...um desafio...uma oportunidade...

Foto retirada do Facebook do Município de Santarém

"Eu sou a Sofia!"
"Eu sou a Beatriz e somos alunas da turma 4 da Escola Básica de Combatentes do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano."
Foi assim que deram início às várias apresentações do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. Após terem pedido uma salva de palmas para os colegas da turma 5 da Escola de Mergulhão que tinham dramatizado a feira medieval, chamaram o Tiago e o Leonardo da turma 6 da EB de São Domingos para contextualizarem os trabalhos do Agrupamento, apresentados na exposição "Um olhar sobre Santarém".

Foto retirada do Facebook do Município de Santarém
Os trabalhos expostos das várias escolas do Agrupamento Alexandre Herculano são o produto final de projetos de turma. Quanto aos projetos do 4º ano, eles foram trabalhados em Oferta Complementar, na disciplina "Aprender a Aprender", onde aprenderam como aprender sozinhos, seguindo o modelo de pesquisa BIG6. Assim, na primeira etapa, definiram o subtema, pois o tema "Património Cultural é muito vasto" e identificaram o que já sabiam e o que queriam saber sobre a temática escolhida. Na segunda etapa, definiram as estratégias de pesquisa, identificando as fontes de informação disponíveis. Quanto à terceira etapa, localizaram as fontes de informação, realizaram visitas de estudo e entrevistas. Na quarta etapa, registamos as informações recolhidas para cada pergunta, sem esquecer as referências bibliográficas. Na quinta etapa, escolheram a forma de apresentar o trabalho de acordo com o espaço onde ia ser apresentado. Na sexta etapa, fizeram a avaliação do trabalho, quer do processo, quer do produto final.

Estais de parabéns Beatriz, Sofia, Leonardo e Tiago! Aceitaram o desafio de se apresentarem perante um público tão vasto e tiveram a oportunidade de mostrar a vossa capacidade de falar em público, de mostrarem o vosso interesse em aprender e o vosso respeito pelos compromissos assumidos.
Às professoras Sandra Rodrigues e Manuela Pinto e às encarregadas de educação dos alunos atrás citados, um grande obrigada por todo o apoio e valorização dos projetos desenvolvidos em contexto escolar.



Sem comentários:

Enviar um comentário