10.5.19

Vencedores do Concurso "Uma Aventura Literária"

Concorreram ao concurso "Uma Aventura Literária", nas várias modalidades e níveis de escolaridade, 15 152 trabalhos.
Entre eles, participaram os alunos das várias Oficinas dinamizadas na biblioteca da EB Alexandre Herculano. Hoje soubemos o resultado...


A Sofia Farinha ganhou o 1º Prémio ex-aequo na categoria de Texto Original - 2º Ciclo com o texto

Música Misteriosa


"Enquanto aguardava a aula de flauta transversal no Conservatório de Música, sentei-me a ler a última publicação do meu autor preferido. Foi durante estes minutos de leitura que ouvi alguns acordes que me agradaram e despertaram-me a curiosidade para saber de onde vinham. Segui o som e fui dar à cave, mas, assim que lá cheguei, deixei de ouvir os acordes. No entanto, abri a porta da sala para saber quem lá estava e, surpreendentemente, estava vazia.
Naquela tarde, não consegui deixar de pensar naquele episódio e tentava arranjar uma justificação para o sucedido, mas não consegui qualquer explicação.
Na semana seguinte, voltei, de novo, a ouvir os acordes, contudo, quando me levantei para saber de onde vinham, chamaram-me para a aula. Sem me esquecer do sucedido, após a aula, contei tudo a uma amiga, também ela aluna no Conservatório.
Conforme combinado, fomos as duas à cave do Conservatório. Sem fazer barulho, descemos as escadas e abrimos a porta da sala existente na cave e encontrámos uma amiga nossa a quem perguntámos o que estava ali a fazer.
- Vou contar-vos um segredo! – respondeu-nos ela. Estou a tentar tocar esta pauta, porque ouvi dizer que se conseguir tocá-la vou encontrar um tesouro.
- A pauta está muito sumida…não se vê quase nada…
- Temos de chamar um professor para nos ajudar! – concluímos em simultâneo.
- Mas qual? – perguntei eu.
Pensámos muito e considerámos que o professor João era o ideal.
Depois da aula de música, fomos as três falar com o professor a quem explicámos a nossa aventura. Ele ouviu-nos atentamente e ficou tão entusiasmado que nos levou, de imediato, no seu carro, ao Conservatório.
Quando chegámos à cave, o professor João olhou cuidadosamente para a pauta e concluiu que a conhecia, só que era muito antiga, daí não se ver muito bem todas as notas musicais.
Então, começou a seguir a pauta e a reproduzir a música na sua flauta, contudo foi preciso experimentar várias vezes para conseguir acertar nas notas certas.
Nesse momento, ouvimos um mecanismo a rodar. Abrimos as portas do armário e vimos um cofre que, como estava destrancado, foi fácil chegar ao seu conteúdo: muitas pautas de música.
Quando tirámos as pautas vimos cair um bilhete que lemos em conjunto:
“Um dos vossos tesouros já o têm que é a música nas vossas vidas e o outro são as pautas que eu, Mozart, escrevi, mas que não divulguei.
Impressionados com o tesouro encontrado, a primeira ideia que lhes surgiu foi ficarem com as pautas, mas não foi isso que fizeram, pois tiveram uma ideia muito melhor.
Juntaram as pautas e foram à Direção do Conservatório a quem pediram um espaço que dignificasse o tesouro encontrado".


Muitos parabéns, Sofia! O texto está excelente!

1 comentário: