6.11.18

Oficina da Escrita - 1ª Sessão

Hoje teve início a Oficina da Escrita na EB Alexandre Herculano. Depois de conversarmos sobre os objetivos desta oficina, os alunos foram desafiados a escreverem um microconto para ser publicado no Twitter da professora bibliotecária, alojado no blogue da biblioteca.

Seguem-se os vários microcontos:

"Os raios de sol percorriam os cabelos da Carolina que passeava pelo campo. Foi aqui que encontrou uma flor que a cativou.
Levo-a comigo? Não,  vou deixá-la viver! Venho visitá-la todos os dias."  Clara

"D. Francisca limpava a biblioteca quando viu um T-Rex bebé debaixo de uma estante.
- Ah, meu maroto, fugiste da enciclopédia dos dinossauros! Vamos, salta lá para dentro!" Madalena

"Ele tinha um sonho: quando crescesse, queria ser tudo, fazer tudo e, assim, mudaria tudo. Chamaria os amigos. Com esse sonho, ele correu para as chamas."  Rafael R.

"Em pleno Mundial de Futebol, descobri na página da Federação Portuguesa de Futebol um desafio ao qual respondi acertadamente! Como fui o primeiro a responder recebi como prémio uma viagem Rússia para conhecer a Seleção Nacional.", Rafael V.

"Vi um passarinho! Chorava ao ver tanta poluição! Fiquei triste! Vou encontrar uma solução! Amigos, vamos reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar." Afonso

"À porta do meu quarto a minha mãe espreitou! Acordou-me como sempre! Vesti-me! Mas, pensei, hoje é domingo! Gritei: Mãe, hoje é domingo!"  Sofia

"Acordei! Não sabia do meu livro! Procurei-o! Não o encontrei! No meu jardim surgiu uma borboleta! Segui-a! Pousou numa flor junto à árvore onde estava o meu livro!" Diana

Parece fácil, mas não é! Estar limitado no número de carateres exigido no twitter, não foi tarefa facilitadora da escrita! Escreveram, mas a seguir houve que alterar as frases e cortar palavras sem que a história perdesse o seu fio condutor.
Foram excelentes!



1 comentário: