22.4.20

Jogos Tradicionais, T4 da EB de Vale de Santarém

Na disciplina de Oferta Complementar, os alunos do 4º ano tiveram de realizar um trabalho no âmbito da temática "Património", seguindo o modelo de pesquisa BIG 6. 


Assim, na primeira etapa da sua pesquisa, cada turma teve de escolher um subtema dentro do tema "Património da nossa região". Os alunos do 4º ano da Escola Básica de Vale de Santarém começaram por consultar vários livros e selecionaram algum património.


Após diálogo sobre o esquema construído, o tema selecionado foi "Jogos Tradicionais". Registaram o que já conheciam sobre este tema e anotaram, também, o que queriam saber.
Passando à segunda etapa, "Estratégias de pesquisa de informação", identificaram onde queriam procurar a informação, quais as fontes de informação disponíveis e quais as fontes mais adequadas para obterem as respostas às perguntas formuladas na etapa 1.
De seguida, consultaram várias obras literárias e identificaram alguns jogos tradicionais, como se jogavam, as suas regras e os materiais necessários.

Na etapa 4, registaram essas informações em suporte digital.


Na etapa 5, tiveram de pensar como iam organizar a informação, em função das formas de apresentação. Escolheram, então, a construção de um livro em suporte papel para ficar na biblioteca da escola onde todos pudessem consultar e de um livro digital para ficar acessível a todos, em qualquer dia e a qualquer hora. Foram dias de trabalho bem diversificado.
Ilustraram os jogos utilizando materiais diversificados.




O título do livro e o registo dos seus autores foi feito utilizando a ferramenta digital WordArt online.


E assim foram nascendo as várias páginas do livro. Ficam aqui algumas como exemplo (as restantes poderão ver no livro digital que está disponível mais à frente).







Também pensaram construir caixas, onde colocariam o material e as regras de alguns jogos. Iriam, posteriormente, às várias turmas da escola apresentar os livros e entregar uma caixa de jogos. Este trabalho estava previsto realizar-se no 3º período. Contudo, atendendo à situação epidemiológica que o país atravessa não nos vai ser possível concretizar.
Vejamos, então, o livro digital.

Jogos Tradicionais

Ler mais publicações no Calaméo

Eis-nos chegados à última etapa, a avaliação. Esta etapa já foi feita em aula online, após reflexão sobre as etapas realizadas e visionamento do livro digital. Além desta reflexão oral, cada aluno definiu numa palavra ou duas a sua apreciação sobre o trabalho "Jogos Tradicionais" feito ao longo do ano. O registo dessas palavras foi feito utilizando a ferramenta digital "Answer Garden". Fica aqui o registo final.

As palavras que estão com uma letra maior significa que foram escritas por mais alunos, o tamanho mais pequeno de todos quer dizer que a palavra só foi escrita uma vez.

2 comentários:

  1. Obrigada Professora Risoleta, por toda a aprendizagem ao longo deste nosso trabalho, gostei muito de o realizar com os meus colegas ;) Parabéns a todos nós da turma do 4º ano da E.B Vale de Santarém. Ass: Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente em saber que o trabalho foi do vosso agrado! De facto, a turma está de parabéns, pois envolveram-se com entusiasmo e souberam trabalhar em equipa, qualidade tão importante nos dias de hoje!

      Eliminar