26.5.20

Oficina da Ilustração – Biblioteca Alexandre Herculano – Prémio Concurso Uma Aventura!

DESAFIO: DESENHO / ILUSTRAÇÃO a P&B para o CONCURSO “UMA AVENTURA LITERÁRIA, 2020”

OBRA PREMIADA!!! Madalena Espírito Santo, 6º B


A proposta da professora:
Construção de uma BD (Banda Desenhada) “MUDA”, isto é, SEM PALAVRAS! Assim, a mensagem contida no excerto do livro escolhido é transmitida APENAS PELAS IMAGENS! Fácil ou difícil?
Leitura do livro: Uma Aventura no Porto, de Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada:
Fonte: MAGALHÃES, Ana Maria; ALÇADA, Isabel (1985) - Uma Aventura no Porto, 9ª edição [1991], Lisboa, Editorial Caminho, pp 118 e 119.
Vamos ler?


Consulta de diversos livros sobre técnicas de construção de BD: pranchas, vinhetas, cenário, guião, personagens, balões de fala, legendas…;
Desenho a p&b com os seguintes materiais: folhas brancas de desenho A4, preenchidas com vinhetas (“quadradinhos”) completamente vazias, folhas de rascunho, lápis de grafite HB / 2B, afias, borrachas, canetas de tinta-da-china pretas de ponta fina.


As obras dos artistas:
A Diana Santos (6ºB), o Dinis Gonçalves (5ºA) e a Madalena Espírito Santo (6ºB) aceitaram o desafio. Observem, então, as respetivas obras! A sua criatividade e qualidade são excelentes!






A obra premiada:
O trabalho da Madalena Espírito Santo, 6ºB, recebeu o 2º prémio ex-aequo – na modalidade de desenho – 2º ciclo do ensino básico.
PARABÉNS!









Vale a pena salientar que participaram neste concurso mais de 14 000 artistas de escolas de todo o país, Portugal continental, Açores e Madeira, desde o pré-escolar até ao ensino secundário! Também participaram alunos de escolas parceiras de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil…



A entrega dos prémios costuma acontecer em junho, na Feira do Livro de Lisboa. Devido à pandemia de Covid 19, este ano a entrega de prémios não ocorrerá, pelo menos para já. Todavia, as autoras Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada, às quais me associo, felicitam todos os alunos participantes com um enorme abraço virtual! 

Quem sabe que novos desafios se adivinham? Estaremos atentos!
A Oficina da Ilustração abre as portas a estes e outros alunos que queiram partilhar novos desafios! 

A professora da Oficina da Ilustração, Maria João Neves
(Muito orgulhosa da prestação dos seus alunos!)

Aqui fica um cheirinho dos alunos da Oficina da Ilustração em ação!







1 comentário:

  1. Muitos parabéns aos alunos participantes, em especial. à Madalena Espírito Santo! Felicito, igualmente, a professora Maria João Neves como dinamizadora e orientadora da Oficina da Ilustração.

    ResponderEliminar