17.3.17

"Faça lá um Poema" - Classificação dos Poemas do 1º Ciclo no Agrupamento Alexandre Herculano

Ao nível do 1º Ciclo, foram vários os alunos que participaram no Concurso "Faça lá um Poema". A maioria dos poemas já foi divulgada ao longo do mês de março, neste blogue, faltando, apenas, revelar os que ficaram em 3º e 2º lugar.

Em relação ao poema da Sofia, além de ter conseguido o 1º lugar no Agrupamento, também foi premiado a nível nacional, tendo ficado em 2º lugar.

Um pardal especial

No outro dia, vi um pardal
No meu quintal
Não era igual
a qualquer outro pardal!...
Senti que era especial!

Saltava de flor em flor
Chilreava, cantava...
No quintal cheio de cor,
Todo o dia brincava!

De noite, dormia,
sonhava em voar!
Brincava todo o dia,
até se cansar.

Era um pequeno pardal
pequenino...sem igual.
Sabem por que era tão especial?
Porque morava na minha flauta transversal.
                                                              Sofia Farinha
                                                              EB Fontainhas


Quanto ao poema "Da minha janela consigo ver...", da autoria do Afonso Garcia, ficou em 2º lugar.

Da minha janela consigo ver
As flores a florescer
Da minha janela eu consigo ver
O sol a nascer
E a brilhar para nos aquecer.

Da minha janela eu consigo ver
Os passarinhos a voar
Eles não se vão perder
Pois ao pé da mãe vão parar.

Da minha janela eu consigo ver
Os meus amigos a chegar
Eles vêm a correr
Comigo querem brincar.

Da minha janela eu consigo ver
O mundo todo a girar
De lá vou aprender
Que o importante é sonhar!
                                          Afonso Garcia
                                          EB Fontainhas


Em 3º lugar ficou o poema "Os poemas", da autoria de Afonso Almeida.

Os poemas

Os poemas
São histórias divertidas
Que falam sobre temas
Em páginas seguidas.

Têm várias personagens
De reis ou rainhas
Com várias imagens
Por lá caminhas.

Os poemas são engraçados
Alguns fazem bem
Por nós são amados
Levam-nos além.

Os poemas estão no coração
São brilhantes como a lua
São fixes como o meu cão
e brilham em toda a rua!
                                   Afonso Almeida
                                  EB São Domingos
   

Sem comentários:

Enviar um comentário