5.3.17

Recordando Sophia de Mello Breyner Andresen...

Hoje, dia 5 de março, recordamos Sophia de Mello Breyner Andresen.

As pessoas sensíveis
Imagem pesquisada no site "Centro Virtual Camões"

As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas.

O dinheiro cheira a pobre e cheira
à roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e cheira
A roupa
Que depois do suor não foi lavada
Porque não tinham outra.

"Ganharás o pão com o suor do teu rosto"
Assim nos foi imposto
E não:
"Com o suor dos outros ganharás o pão"

Ó vendilhões do templo
Ó construtores
Das grandes estátuas balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de proveito

Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem.

                        Sophia de Mello Breyner Andresen


Quanto ao jovem poeta, é Rui Carvalho com o seu poema "Amar!"


Amar!

Eu gosto de alguém,
que muita sabedoria contém.
Eu gostava de com ela namorar
mas para isso vou ter de esperar.

Eu quero-a ajudar,
pois é assim que ela pode gostar.
Para isso vou estar no seu lado,
para poder ser seu namorado.

Esta paixão
que eu sinto no meu coração
ela explodiu
quando essa pessoa me mentiu.

Moral da história:
Se alguém queres ajudar,
amizade e amor vais ter de mostrar.
Essa pessoa vai perceber
que amor queres receber!

                          Rui Carvalho
                          EB Alexandre Herculano



Sem comentários:

Enviar um comentário